Entre as funções arquivísticas, a avaliação é, sem dúvida nenhuma, aquela que suscita mais interesse e alimenta os debates na área. A função avaliação constitui o nó da disciplina arquivística. As funções criação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação resultam, todas, da tomada de decisão ocorrida na avaliação dos documentos.
Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da elaboração da tabela de temporalidade, que é o instrumento de gestão de documentos do processo de avaliação. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
- Defina avaliação. [valor: 15,00 pontos]
- Descreva os objetivos da avaliação de documentos. [valor: 20,00 pontos]
- Apresente a definição e as características da tabela de temporalidade e seus elementos. [valor: 20,00 pontos]
- Descreva os procedimentos necessários para elaboração da tabela de temporalidade. [valor: 20,00 pontos]
- Comente sobre os principais critérios relacionados à avaliação de documentos digitais. [valor: 10,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para a implementação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) em determinada organização, é necessário que ela estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos. No documento intitulado Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil), o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) apresenta diversas diretrizes essenciais para o desenvolvimento de sistemas voltados à gestão arquivística. A metodologia do planejamento e da implantação do programa de gestão arquivística de documentos, conforme o e-ARQ Brasil, é composta por oito passos não lineares (isto é, que podem ser desenvolvidos em diferentes estágio…



