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Q449255 | Economia e Finanças Públicas
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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“No início da década de 1990, o Brasil enfrentava um dos períodos mais desafiadores de sua história econômica, marcado por hiperinflação, instabilidade política e descrédito internacional. A partir de 1994, o Plano Real, idealizado por uma equipe liderada por Fernando Henrique Cardoso, representou uma mudança estrutural: combateu a inflação, introduziu uma nova moeda e inaugurou um ciclo de abertura econômica e integração aos mercados globais. “

GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre o plano real e a abertura econômica que ocorreram no Brasil nos anos 90, atendendo as perguntas abaixo:

1) Explique os principais objetivos e resultados do Plano Real, destacando de que forma ele contribuiu para o controle da inflação e para a estabilização da economia brasileira.

2) Analise os impactos da abertura econômica dos anos 1990 sobre o setor produtivo nacional, indicando avanços e desafios resultantes da inserção do Brasil no mercado global.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEconomia e Finanças Públicas
BancaFGV

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— Adaptado de Maria da Conceição Tavares, Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro (1972), e Marcelo de Paiva Abreu, A Ordem do Progresso: Cem Anos de Política Econômica Republicana (2014).

Os fatos narrados pela economista Maria da Conceição Tavares, mostra um crescimento econômico que não chegou na população.

Baseado na situaç…

“O Plano de Metas, lançado em 1958, sintetizou a crença desenvolvimentista de que o Estado deveria atuar como agente indutor do progresso, planejando e coordenando investimentos em setores estratégicos. Essa visão refletia o ideário cepalino de superação do subdesenvolvimento pela industrialização e pela substituição de importações. Ao mesmo tempo, expôs os desafios de conciliar crescimento acelerado, equilíbrio fiscal e inclusão social.”

(Adaptado de FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.)

Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre o papel do Estado como agente de desenvolvimento econômico, atendendo as perguntas abaixo:

Uma usina industrial localizada às margens de um rio lança resíduos químicos em suas águas. Embora a usina seja lucrativa e gere empregos, suas atividades afetam negativamente terceiros, como pescadores, o abastecimento de água e o turismo da região.

Considerando os conceitos microeconômicos de falhas de mercado e externalidades, em um total de 20 a 30 linhas, discorra sobre:

a) que tipo de externalidade está presente neste caso e o porquê representa uma falha de mercado.

b) como esta situação reflete a divergência entre custo privado e custo social.

c) duas possíveis intervenções governamentais, justificando como essas corrigem essa externalidade.

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