sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q444381 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IDCAPVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Serra - Prefeitura Municipal de Serra
Cargo: Administrador

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

TEXTO 1

Olimpíada: assistir a esportes faz bem para a saúde física e mental

Muitas vezes, as pessoas relacionam o ato de assistir a esportes apenas ao entretenimento. Porém, uma pesquisa pioneira realizada pela equipe da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Waseda, no Japão, revelou que esse hábito pode ser um poderoso aliado para o bem-estar físico e mental.

Os benefícios vão desde a ativação dos circuitos de recompensa do cérebro até a promoção de um senso de comunidade e pertencimento entre espectadores. Cientistas comprovaram que os esportes oferecem inúmeros benefícios e assistir regularmente a eles pode ser parte de uma solução acessível e agradável para quem procura melhorar o bem-estar geral.

Ou seja, os benefícios dos esportes não se limitam apenas às pessoas que os praticam. Vale lembrar que, mesmo com esses benefícios, é importante ter moderação. Até aquilo que é vantajoso para a saúde pode se tornar um problema se for feito em excesso e se tornar um vício.

Confira cinco benefícios que assistir a esportes trazem para a saúde física e mental, segundo Paula Melhado Gomes da Silva, professora de Educação Física do Colégio Marista Paranaense: – Melhoria do bem-estar psicológico: assistir a esportes ativa os circuitos de recompensa do cérebro, gerando sensações de felicidade e prazer; – Aumento do sentimento de comunidade e pertencimento: quando as pessoas assistem aos esportes, se sentem parte de um grupo. Isso ocorre especialmente quando se juntam a outros para torcer. Assim, surge um senso de conexão e pertencimento; – Benefícios para a saúde mental: assistir a esportes de forma regular traz um bem-estar elevado e tem benefícios a longo prazo para a saúde mental; – Estruturas cerebrais fortalecidas: pesquisas indicam que assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro.

Isso ocorre porque o hábito vai aumentar o volume de matéria cinzenta em regiões ligadas aos circuitos de recompensa; – Promoção da produtividade: por conta das sensações de conexão e bem-estar, a pessoa também pode ficar mais produtiva no seu dia.

Retirado de: CARDOZO, Mayra. Olimpíada: assistir a esportes faz bem para a saúde física e mental. Terra. Disponível em:
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/olimpiada-assistir-a-esportes-faz-bem-para-a-saude-fisica-e
mental,06054db5cf124a4f1170783e36debb7aaqvubig2.html Acesso em: 03 ago., 2024.

TEXTO 2

Especialistas apontam o esporte como aliado da saúde mental

Que a atividade física faz bem à saúde todos já sabemos. Mas, para além dos benefícios ao funcionamento dos órgãos, articulações e processos desenvolvidos pelo organismo, o esporte está intimamente ligado à saúde mental.

Segundo especialistas, a prática de esporte ou exercícios físicos estimula a liberação de substâncias que auxiliam no bem-estar. Dados da Sociedade Brasileira de Psicologia mostram que bastam alguns minutos de exercícios físicos para o cérebro iniciar a liberação da endorfina, o chamado hormônio da felicidade, e outros neurotransmissores associados à saúde mental. É o que explica o psicólogo Rodrigo Damasceno, psicólogo, presidente da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Piauí e professor no ginásio Sarah Menezes.

“O profissional da psicologia trabalha potencializando as variáveis emocionais como prevenção e no controle da ansiedade e do estresse. E, ainda, no melhor gerenciamento das relações interpessoais. Um trabalho feito a médio e longo prazo, com periodização da preparação psicológica, de acordo com as metas estabelecidas ao longo de uma temporada”, pontua Rodrigo.

A atleta Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em Londres 2012 e técnica da Seleção Brasileira Feminina de Judô, sabe bem os benefícios do esporte para a saúde mental. Questionada sobre a importância do esporte para a saúde mental, Sarah afirma categoricamente: “Superimportante! As pessoas se sentem mais aliviadas, leves e felizes. O corpo descansa e a alma também, a cabeça relaxa. Atividade física faz muito bem à saúde”, disse a judoca.

A prática de esportes ou exercícios físicos exerce, ainda, papel fundamental na prevenção de fatores que influenciam ou são consequências do desequilíbrio mental, como o uso de álcool e outras drogas.

Retirado e adaptado de: BEZERRA, Antonio Luiz Moreira. Especialistas apontam o esporte como aliado da saúde mental.
Assembleia Legislativa do Estado do Pauí. Disponível em: https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/especialistas-apontam
o-esporte-como-aliado-da-saude-mental Acesso em: 03 ago., 2024.

TEXTO 3 

Disponível em: https://1.bp.blogspot.com/-Dwie1f
ygoU/Ty7lBRMiGFI/AAAAAAAAAcU/0EdATVViujc/s1600/info_endorfina_corrida.jpg Acesso em: 03 ago., 2024.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita, empregando a norma culta da língua portuguesa, sobre o tema “Esportes como ferramenta para prevenção de transtornos mentais: caminhos e possibilidades”. Elabore seu texto pautando-o em argumentos, redija-o de forma coesa e coerente com o tipo textual solicitado.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIDCAP

Texto I

Todos os reclusos devem ser tratados com o respeito inerente ao valor e dignidade do ser humano. Nenhum recluso deverá ser submetido a tortura ou outras penas ou a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e deverá ser protegido de tais atos, não sendo estes justificáveis em qualquer circunstância. A segurança dos reclusos, do pessoal do sistema prisional, dos prestadores de serviço e dos visitantes deve ser sempre assegurada.

Regras de Nelson Mandelra. https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/Nelson_Mandela_Rules-P-ebook.pdf (Adaptado)

Texto II

Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infrat…

TEXTO 1

Como construir um Brasil mais leitor?

Pensar o progresso da leitura no Brasil demanda compreender os perfis dos leitores brasileiros, suas formas de aproximação e distanciamento da literatura e as comunidades que são criadas em torno dos livros.

Um meio de entendermos melhor esse cenário são as pesquisas lançadas a partir da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que desde 2001 mapeia o leitorado nacional. Os dados da pesquisa e autoridades na área indicam meios de ponderar sobre as políticas públicas de leitura, o comércio de livros, a condição de formação dos leitores e as comunidades que são construídas em torno das obras do pensamento e da cultura.

Zoara Failla, coordenadora da …

A maioria das custodiadas no Brasil são jovens, pobres e com baixa escolaridade. Do total de mulheres custodiadas no Brasil, 60% foram presas por crimes relacionados ao tráfico de drogas. O tráfico de drogas foi o crime responsável pelo maior número de aprisionamento de mulheres no segundo semestre de 2017, e a literatura da área indica que muitas delas buscam ou são levadas a cometer esse delito por meio de uma figura masculina, o que confirma a influência das relações de gênero no universo criminal. Nesse sentido, o baixo grau de escolaridade da população carcerária feminina leva à reflexão sobre o papel da educação e qual sua efetividade no processo de ressocialização. A educação dentro d…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários