Analise as informações a seguir, obtidas em fontes ligadas ao setor elétrico Brasileiro.
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou a Resolução Normativa (REN) nº 1.059/2023, responsável por regulamentar a Lei nº 14.300/2022 que instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS);
Além de modificar outras resoluções, ela altera a REN nº 1.000/2021 no que diz respeito à conexão e faturamento de centrais de micro e minigeração distribuída (MMGD) em sistemas de distribuição de eletricidade, além de aprimorar as regras do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).
Solis Energia
02/06/2023
Desde 2022, o preço da matéria-prima dos painéis solares caiu mais de 60%
A cotação internacional do silício policristalino ou polissilício, principal componente do painel solar fotovoltaico, apresenta uma queda superior a 60% desde dezembro de 2022. Em função dessa queda, juntamente com a queda do dólar e do custo do frete internacional, os preços dos painéis fotovoltaicos também vêm caindo. A redução dos preços torna o investimento na energia solar ainda mais interessante para os consumidores de energia elétrica. A cotação do polissílício em dezembro/2022 em dólares era de $37/kg e atingiu $14,43/kg em 31/05/2023.
Canal Solar
23/10/2023
Ano de 2023 já conta com mais de 500 mil sistemas de GD solar
No Brasil, o ano de 2023 ultrapassou a marca de 500 mil sistemas de geração de energia solar instalados no segmento de GD (geração distribuída), mostram dados atualizados pela ANEEL.
De acordo com o Órgão Regulador, entre os dias 1º de janeiro e 23 de outubro, foram mais de 497,7 mil conexões contabilizadas em microgeração e 11,6 mil de minigeração.
Este já é o segundo melhor resultado anual da história do segmento que, por enquanto, perde apenas para o mesmo período do ano passado.
Conforme esperado, os consumidores residenciais são os que lideram o uso da energia solar distribuída em quantidade de sistemas conectados à rede (387 mil) em 2023. Em seguida, vêm os pequenos negócios dos setores de comércio e serviços, com 53 mil conexões.
De posse das informações acima, elabore uma dissertação, traçando o panorama atual no Brasil da microgeração e minigeração distribuída de energia, especificando a diferenciação entre as duas classificações, as regras do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), bem como as vantagens associadas à geração distribuída.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um Engenheiro é o Administrador de Redes que está gerenciando a rede de computadores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande Norte (Caern), estruturada conforme o esquema abaixo, constituída de 3 (três) sub-redes (Unix, Linux e Windows) permitindo acesso à Internet, operando sob o protocolo TCP/IP.

Dados:
(1) a Caern está configurada de acordo com a notação CIDR 196.54.247.0/27;
(2) cada sub-rede só recebe uma faixa de endereços IP.
Com base nesses dados, responda aos itens abaixo:
a) Apresente as faixas de endereços atribuídas às sub-redes Windows, Unix e Linux.
b) Apresente os endereços que devem ser atribuídos às portas 1 , 2 e 3 do roteador da rede Caern.
c) Indique todos os ender…

Um transformador monofásico 500 / 250 V, 10 kVA, mostrado na figura acima, será usado como autotransformador abaixador. Diante do exposto, pede-se:
a) esboçar as ligações do transformador ligado como autotransformador;
b) a tensão de alimentação do lado de alta do transformador, sabendo que uma carga resistiva alimentada em 200 V e que demanda uma corrente de 10 A está conectada ao seu lado de baixa tensão, por meio de um alimentador de resistência igual
a 1 Ω;
c) o rendimento do sistema, em valores percentuais;
d) as correntes nos enrolamentos do transformador.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
O sistema elétrico da figura abaixo é composto por um gerador, dois transformadores e uma linha de transmissão, alimentando uma carga. Nos terminais do gerador desse sistema, ocorre um curto-circuito trifásico simétrico. Nas condições de pré-falta, a tensão no barramento da carga e a potência de operação são, respectivamente, iguais a 15 kV e 30 MVA com fator de potência de 0,866 indutivo.

Pede-se:
a. Tensão, em p.u., na carga.
b. Potência, em p.u., na carga.
c. Corrente de base na carga.
d. Corrente, em p.u., na carga.
e. Corrente, em ampères, na carga.
f. Mudança de base do transformador T2.
g. Reatância, em p.u., da linha de transmissão.
h. Diagrama de Impedância do sistema.
i. Tensão no…



