Leia o excerto a seguir.
“A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.
Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.
Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. […]” (Brasil, 2018, p. 46).
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Coordenação de Gilmar Ferreira
Mendes et al. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília, DF: Presidência da República, 2018.
Concernente ao exposto, considere a seguinte situação fictícia: você, agente de redação da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, produziu a ata da última sessão realizada pelos membros da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer. Nessa reunião, efetuada em 22 de março de 2024, a Vice-Presidente da Comissão, Roberta Rocha, não conseguiu comparecer em virtude de outros compromissos profissionais. Por esse motivo, você foi designado(a) a redigir um e-mail a Vice-Presidente, com a finalidade de apresentar-lhe mais detalhes sobre um evento que foi debatido na reunião: um circuito de corrida de rua previsto para o próximo mês de junho em Nova Iguaçu. Além do que foi discutido e consta na ata (que deverá ser enviada como anexo para apreciação da Vice-Presidente), você deverá relatar, mais especificamente no e-mail, a necessidade de investimento para esse evento e os benefícios de sua concretização à população da cidade. Assine o e-mail com os pseudônimos André Lopes ou Andreia Lima e não se esqueça de contemplar todos os outros elementos estruturais do correio eletrônico, conforme postula o Manual de Redação da Presidência da República.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Enquanto Analista em Comunicação da Universidade Estadual do Amapá – UEAP –, você acaba de receber um novo colega de trabalho, ficando sob sua responsabilidade realizar o treinamento preparatório para que ele possa iniciar os trabalhos de revisão dentro da função. O primeiro eixo do treinamento será “Os atributos da redação oficial indicados no Manual de Redação da Presidência da República”.
Partindo da situação hipotética apresentada, cite e comente, em um texto de até 20 linhas, quais são os principais atributos da redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, que devem ser obedecidos por um analista em comunicação e que você irá repassar ao seu colega de …
Leia o excerto a seguir.
“A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.
Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.
Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. […]” (Brasil, 2018, p. 46).
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Coordenação de Gilmar Ferreira
Mendes et al. 3. ed., rev.,…
Na função de Analista em Comunicação da Universidade Estadual do Amapá – UEAP –, você foi convidado(a) a ministrar uma aula em um curso de extensão direcionado aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras sobre “Os Gêneros Textuais nas Comunicações Oficiais”.
O gênero textual que ficou sob sua responsabilidade é o e-mail, visto que, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação, o uso desse gênero textual tornou-se cada vez mais necessário. Visando à padronização no uso desse gênero textual, o Manual de redação da Presidência da República apresenta orientações expressas quanto à estruturação das comunicações realizadas via e-mail.
Nesse sentido, cite e explique, em um …



