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Q442475 | Redação Oficial
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Nova Iguaçu - Câmara Municipal de Nova Iguaçu
Cargo: Agente de Redação

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Leia o excerto a seguir.

“A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.

Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.

Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. […]” (Brasil, 2018, p. 46).

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Coordenação de Gilmar Ferreira
Mendes et al. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília, DF: Presidência da República, 2018.

Concernente ao exposto, considere a seguinte situação fictícia: você, agente de redação da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, produziu a ata da última sessão realizada pelos membros da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer. Nessa reunião, efetuada em 22 de março de 2024, a Vice-Presidente da Comissão, Roberta Rocha, não conseguiu comparecer em virtude de outros compromissos profissionais. Por esse motivo, você foi designado(a) a redigir um e-mail a Vice-Presidente, com a finalidade de apresentar-lhe mais detalhes sobre um evento que foi debatido na reunião: um circuito de corrida de rua previsto para o próximo mês de junho em Nova Iguaçu. Além do que foi discutido e consta na ata (que deverá ser enviada como anexo para apreciação da Vice-Presidente), você deverá relatar, mais especificamente no e-mail, a necessidade de investimento para esse evento e os benefícios de sua concretização à população da cidade. Assine o e-mail com os pseudônimos André Lopes ou Andreia Lima e não se esqueça de contemplar todos os outros elementos estruturais do correio eletrônico, conforme postula o Manual de Redação da Presidência da República.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Leia o excerto a seguir.

“A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.

Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.

Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. […]” (Brasil, 2018, p. 46).

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