Eduardo, deputado federal de determinado estado da Federação, foi informado por um de seus assessores que o presidente da Câmara dos Deputados submeteu à discussão e votação o projeto de emenda à Constituição nº 01/2024, visando abolir o voto secreto e implementar o voto facultativo nas eleições gerais.
Inconformado, Eduardo procura seus serviços, como renomado advogado constitucionalista, para entender se é possível ingressar com alguma medida judicial de controle de constitucionalidade preventivo contra o referido projeto de emenda constitucional.
Com base nessas informações, elabore a medida judicial adequada, fundamentando‑a juridicamente e abordando necessariamente como tema a possibilidade de controle preventivo de constitucionalidade.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) endereçamento, legitimidade ativa/qualificação, identificação da peça, competência, pedidos e fechamento;
b) cabimento do mandado de segurança, visto que o projeto de emenda à Constituição Federal de 1988 viola manifestamente a cláusula pétrea (art. 60, § 4º, II); e
c) proteção ao voto secreto pelo texto constitucional, conforme os fundamentos jurídicos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Constituição Federal de 1988 (CF) trouxe um modelo de planejamento orçamentário até então inédito no ordenamento jurídico brasileiro, com base em um sistema tripartite de leis, quais sejam, o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual, cada um com conteúdo e funções próprias, delimitadas no texto constitucional.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Instrumentos de planejamento governamental na CF
Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
a) descreva os instrumentos de planejamento governamental previstos na CF, citando aspectos sobre a inic…
O habeas corpus foi o primeiro remédio a integrar as conquistas liberais. Denota-se sua presença na Inglaterra antes mesmo da Magna Carta de 1215. Mas foi esta que lhe deu a primeira formulação escrita. O writ of habeas corpus evolui. No início não era vinculado à ideia de liberdade de locomoção, mas ao conceito do due process of law. Era usado até mesmo em matéria civil; mais tarde, ainda na Inglaterra, adquiriu várias modalidades: habeas corpus ad prosequendum, habeas corpus ad satisfaciendum, habeas corpus ad deliberandum, habeas corpus ad faciendum et recipiendum, habeas corpus ad subjiciendum. Era então meio de levar alguém perante o tribunal.
José Afonso da Silva. Curso de Direito Cons…



