Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
As organizações são sistemas sociais nos quais pessoas integradas a equipamentos diversos atuam em prol de um objetivo comum. No campo organizacional, o que gera diferencial competitivo, segundo Donida e Oliveira (2012, p. 187), é o conhecimento, ou o capital humano e intelectual, que é único em cada organização, já que “capital, equipamentos e instalações são passíveis de serem nivelados pelas concorrentes […]”.
O reconhecimento das pessoas como um dos mais importantes recursos de competitividade data do início da década de 1980, induzindo uma transformação no setor de RH. O RH tradicional, ou departamento de pessoal, tinha um papel burocrático dentro da empresa e era visto apenas como um custo. Ao encarar o potencial dos empregados como oportunidades, passou a desempenhar um papel de parceiro estratégico, “[…] auditor de competências e cultura da empresa, mobilizador do comprometimento e empenhamento organizacional” (MOTA & CORDEIRO, 2015, p. 94).
RAHN, M. M.; WEBER, L. Gestão de Pessoas: experiências no Setor Público. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 12, n. 3, 2019, p. 97-129.
Texto 2
Um dos principais benefícios com a definição da modelagem de competências é a possibilidade de subsidiar os demais subsistemas da gestão por competências, permitindo o recrutamento, seleção, desenvolvimento, avaliação e reconhecimento das competências para inovação, seja por premiação ou certificação. Com isso, a administração pública poderá ter a gestão de pessoas direcionada para inovação e viabilizar a melhoria da prestação dos serviços.
MONTEZANO, L.; ISIDRO, A. Proposta de modelo multinível de competências para gestão pública inovadora. Future Studies Research Journal:
Trends and Strategies, v. 12, n. 2, 2020, p. 355-378.
A gestão estratégica de pessoas está cada vez mais ancorada nas diferentes formas como as organizações visam desenvolver os seus talentos, a partir de uma perspectiva integrada da gestão de competências. Considerando que os textos têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema “Desenvolvimento de competências”.
Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
i. o conceito de competência e de desenvolvimento de competências no âmbito da gestão estratégica de pessoas; [2,5 pontos]
ii. as principais práticas contemporâneas de desenvolvimento de pessoas empreendidas nas organizações e as categorias de competências que elas visam desenvolver; [4,5 pontos] e
iii. os indicadores aplicáveis às ações de desenvolvimento de pessoas nas organizações. [3,0 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O planejamento tem um papel relevante para os órgãos públicos. Contudo, existem obstáculos que devem ser superados para essa ação ajudar a melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos.
Um deles é a ausência de projetos em longo prazo. Alguns órgãos públicos não visualizam como as atividades podem ser aperfeiçoadas nos próximos anos. As iniciativas têm um foco em tarefas, cujos resultados podem ser percebidos rapidamente.
Outro problema envolve o uso inadequado de recursos financeiros. Por exemplo, uma prefeitura utiliza parte do orçamento para contratar artistas nacionais de renome para festas locais, enquanto muitas escolas necessitam de melhorias, como a instalação de ar condici…
Determinado órgão de controle externo do Estado A conta, desde 2016, com a Instrução Normativa que dispõe sobre o Plano Estratégico do órgão para o quadriênio 2017 a 2021.
A missão do órgão “fiscalizar a gestão de recursos públicos”, bem como sua visão de futuro “sermos um tribunal mais próximo da sociedade, com mais resultados que a beneficiem” estão explicitamente declarados. Como forma de transformar essa realidade, o tribunal elencou várias perspectivas que culminam em objetivos, e esses objetivos se desdobram em projetos estratégicos que devem ser monitorados pelos dirigentes do tribunal.
Porém, foi identificado pela equipe de suporte ao planejamento após dois anos de implementação do P…
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
O Decreto no 11.246/2022 regulamentou o dispositivo previsto na nova lei de licitações ao dispor acerca das regras para atuação do agente de contratação e da equipe de apoio, do funcionamento da comissão de contratação e da atuação dos gestores e fiscais de contratos, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Texto 2
A administração, como ciência, evoluiu muito nos últimos séculos, e diversos conceitos, instrumentos; ferramentas foram criadas para auxiliar a gestão das organizações, sejam elas privadas ou públicas. A produtividade da sociedade aumentou, a qualidade dos bens e serviços foi aprimorada e, atualmen…



