Um engenheiro foi encarregado de realizar o orçamento de uma obra pública financiada com recursos federais. Para tal, ele foi orientado a utilizar como referência o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). Para realizar essa tarefa, ele montou uma equipe técnica e deverá orientar o cálculo de cada item do orçamento, assim como a composição do preço final do serviço. Em particular, deverá detalhar também como são calculados os custos de mão de obra e de equipamentos. Um aspecto importante do trabalho é a explicação precisa sobre o cálculo dos custos relacionados à mão de obra e aos equipamentos.
Com base nesta situação, e tendo como referência o SINAPI:
1. Cite quatro itens distintos que correspondem a custos diretos, quatro itens distintos que representam custos indiretos, e quatro itens distintos que devem compor o BDI (Bonificação e Despesas Indiretas) para o cálculo do preço final da obra;
2. Explique quais critérios o SINAPI utiliza para agrupar insumos em uma mesma família homogênea, e como os insumos podem ser classificados dentro dessa mesma família, para fins de cálculo de referência de preços;
3. Identifique seis variáveis consideradas pela metodologia do SINAPI para o cálculo do custo horário dos equipamentos;
4. Descreva os três grupos em que os encargos sociais dos trabalhadores são divididos, dando pelo menos dois exemplos de encargos sociais para cada grupo.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A execução de obras públicas deve observar os princípios da economicidade e da eficiência, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021 e no Decreto nº 11.636/2023, buscando o melhor resultado possível com o uso racional dos recursos públicos. Nesse contexto, a análise de custo-benefício e a utilização de indicadores de desempenho são instrumentos que podem ser utilizados para subsidiar decisões técnicas e de controle.
Considerando esse cenário, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Explique a importância da análise de custo-benefício na gestão de obras públicas, mencionando parâmetros como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retor…
A preservação do “interesse local” não é um fim em si mesmo; ao contrário, trata-se, como tudo no estado federativo, de um posicionamento estrategicamente construído pela Constituição Federal no sentido de garantir a concretização dos objetivos fundamentais do Estado brasileiro. No caso específico de que tratamos, da ordenação do uso do solo, é a política urbana o veículo por excelência desta tarefa, atribuível ao município, mas a este incumbindo o poder-dever de executá-la de forma a atingir as finalidades do Estado Democrático de Direito.
Considerando as disposições da Lei nº 6.766/1979, que trata do Parcelamento do Solo Urbano, redija um texto dissertativo, no qual você deverá necessariam…
A previsão de uma cláusula de matriz de riscos em contratos administrativos ordinários é uma das mais significativas inovações da Nova Lei de Licitações (Lei federal nº 14.133/2021).
Considerando a temática da a Gestão de Risco em obras públicas sob a ótica da Lei nº 14.133/2021, redija um texto dissertativo, em que discorra, de forma fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Conceito de matriz de riscos e as informações que ela deve conter;
- A aplicação da matriz de risco em Obras e Regimes de Contratação mais complexos (contratação integrada e semi-integrada).



