A mobilização nacional é um instrumento previsto na Constituição Federal e regulamentado por legislação específica, destinado a articular os recursos humanos e materiais da sociedade para a defesa da Pátria em situações de guerra, agressão estrangeira ou grave ameaça à soberania. No entanto, em um cenário de transformações geopolíticas, crises globais e novas formas de conflito — como os cibernéticos e híbridos —, surgem desafios quanto à efetividade da política de mobilização militar brasileira.
Considerando o papel da mobilização nacional na defesa e soberania do Estado brasileiro, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
1) Explique o fundamento constitucional e legal da mobilização nacional, destacando sua importância para a defesa e a soberania do Estado;
2) Analise os desafios práticos de implementação da política de mobilização militar, diante das transformações sociais, tecnológicas e geopolíticas do mundo contemporâneo;
3) Avalie a necessidade de integração entre o Estado, as Forças Armadas e a sociedade civil para assegurar uma resposta eficaz em cenários de crise.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O sistema prisional brasileiro é marcado por desafios como a superlotação, a reincidência criminal e a violação de direitos humanos. Nesse contexto, destacam-se instrumentos normativos e políticas públicas voltados à proteção da dignidade das pessoas privadas de liberdade, como as Regras de Nelson Mandela e as Regras de Bangkok, além das políticas nacionais de saúde, educação, trabalho, alternativas penais, monitoração eletrônica, prevenção à tortura e reintegração social.
Considerando o contexto do sistema prisional brasileiro e os desafios relacionados à dignidade das pessoas privadas de liberdade, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Ana…
Segundo os dados levantados, desde 2001, foram contabilizados 43 ataques de violência extrema contra escolas brasileiras, vitimando 168 pessoas, sendo 115 feridos e 53 vítimas fatais. Dentre as vítimas fatais, 6 eram autores dos ataques. É importante destacar que aproximadamente um terço dessas ocorrências, ou seja, 15 episódios, culminou na morte de ao menos uma vítima.
(…) Esses ataques se diferenciam de outras formas de violência escolar, como discriminação, bullying, conflitos entre alunos, ocorrências relacionadas à criminalidade urbana e crimes patrimoniais contra as escolas. Como explica Victor Grampa, um dos conteudistas do curso Recomendações para Proteção e Segurança no Ambi…
Considerando os desafios contemporâneos na área de justiça e segurança, redija um texto dissertativo, no qual, necessariamente, cite as competências, de cada um dos três Poderes, relacionadas à atuação coordenada deles na política externa e de defesa do Brasil; e analise os riscos e as consequências de uma eventual desarticulação entre eles.



