A figura abaixo apresenta uma planta retangular de uma instalação elétrica com a localização das cargas a serem atendidas por uma subestação abaixadora de média para baixa tensão de onde saem os alimentadores de baixa tensão para o atendimento às cargas apontadas na planta. O projeto foi realizado, considerando como Procedimento Padrão na alocação da subestação, o posicionamento da SE junto à carga de maior potência (50 kW) voltada para as outras cargas, conforme a figura.

A fim de tomar esse procedimento como uma solução padrão para outras instalações semelhantes, foi realizado um estudo de caso para verificar se esse procedimento se mostra adequado.
Para isso pede-se:
a) Apresentar os critérios que devem ser considerados em um dimensionamento de alimentadores de baixa tensão.
b) Explicar a importância da localização correta da subestação, considerando um ou mais critérios de dimensionamento, e explique uma consequência na situação de não se atender a essa recomendação.
c) Levantar o local correto para a posição da subestação.
d) Comparar o Procedimento Padrão adotado com a posição correta e verificar a sua adequação, apontando se a posição correta está dentro de uma tolerância aceitável para o caso em estudo.
e) Explicar se esse Procedimento Padrão, de fato, pode ser extrapolado para qualquer instalação que envolva a mesma situação, apontando uma justificativa técnica.
f) Apresentar uma conclusão a respeito da validade do Procedimento Padrão considerado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Deseja-se estabelecer uma conexão E2 (8448kb/s) entre duas localidades, utilizando rádios digitais PDH operando na frequência homologada pela ANATEL de 23 GHz. A antena a ser usada possui ganho igual a 43 dBi e a temperatura de ruído equivalente em seu terminal é igual a 100 K. O rádio possui uma figura de ruído total igual a 6 dB e está conectado diretamente ao terminal da antena.
Dados:
- Taxa de erro de bits para modulação DPSK é igual a 1/2𝑒−𝐸𝑏/𝑁𝑜, onde 𝐸𝑏/𝑁𝑜 é a relação da energia por bit do sinal transmitido pela densidade espectral de ruído;
- Constante de Boltzmann 𝑘 = 1,4 × 10−23𝐽/𝐾;
- A Temperatura ambiente é igual a 27o C;
- log10 2 ~0,3;
- log10 𝑒 ~0,4;
- log10 3 ~0,5;
- log10 7 ~0,8;
- log10 1…

Um transformador monofásico 500 / 250 V, 10 kVA, mostrado na figura acima, será usado como autotransformador abaixador. Diante do exposto, pede-se:
a) esboçar as ligações do transformador ligado como autotransformador;
b) a tensão de alimentação do lado de alta do transformador, sabendo que uma carga resistiva alimentada em 200 V e que demanda uma corrente de 10 A está conectada ao seu lado de baixa tensão, por meio de um alimentador de resistência igual
a 1 Ω;
c) o rendimento do sistema, em valores percentuais;
d) as correntes nos enrolamentos do transformador.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
No padrão de rede sem fio IEEE 802.11 o modo de operação PCF (Point Coordination Function e o modo de operação DCF (Distributed Coordination Function uma única célula. Assim, torna-se necessário a implementação de alguns procedimentos para se permitir esta coexistência.
Considerando este tema, responda aos itens abaixo.
a) Além da detecção do canal físico, o protocolo do padrão IEEE 802.11, no modo DCF, utiliza a detecção do canal virtual. Descreva o funcionamento destes tipos de detecção, indicando os mecanismos de reserva de canal utilizados.
b) Outro mecanismo implementado no padrão IEEE 802.11, permitindo a coexistência dos dois modos de operação, é a definição dos intervalos entre quad…



