Considere que Bob e Alice são analistas do Poder Judiciário que trabalham na área de Tecnologia da Informação. Diante da necessidade de trocarem mensagens confidenciais, com garantias de autenticidade e segurança, eles optaram por utilizar criptossistemas de chave pública.
Com base nesse cenário, desenvolva, de forma fundamentada, os itens a seguir.
a) Sabendo que um esquema de encriptação baseado em chave pública possui cinco elementos, identifique e explique cada um desses cinco elementos, destacando suas funções no processo de encriptação e decriptação de mensagens.
b) Considerando que Bob e Alice necessitam realizar uma troca segura de mensagens utilizando criptografia assimétrica, descreva tecnicamente as etapas essenciais envolvidas nesse processo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Acompanhamento de controles críticos de segurança cibernética das organizações públicas federais
O processo de transformação digital das organizações públicas, ao mesmo tempo em que disponibiliza aos cidadãos cada vez mais serviços digitalizados, acessíveis por meio de aplicativos e/ou de sítios na Internet, torna essas organizações progressivamente mais dependentes de soluções de tecnologia da informação (TI), em especial de ferramentas de software, bases de dados e sistemas informatizados. Aliada a essa dependência tecnológica, a pandemia da Covid-19 forçou as organizações a expandirem rapidamente o regime de trabalho remoto. Consequentemente, aumentou a quantidade de acessos externos às s…


Fonte: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A24F0A728E014F0B39284F7644
Com base na hipótese acima, elabore um texto descrevendo os princípios fundamentais de segurança da informação.
Sefaz-MT investe R$ 6 milhões em tecnologia da informação
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso está ampliando a capacidade de armazenamento de banco de dados. Para isso, foram investidos mais de R$ 6 milhões para que a disposição dos equipamentos utilizados atualmente seja triplicada, o que trará mais segurança às informações dos contribuintes. A solução utilizada pela Sefaz-MT é o Oracle Exadata, um conjunto de equipamentos servidores e software especializado em processamento e armazenamento de banco de dados de altíssima performance para o processamento de informações. O investimento em Tecnologia da Informação possibilitará a diminuição de quedas nos sistemas fazendários e garantirá mai…



