Uma servidora de 40 anos de idade, consultora jurídica há 10 anos em instituição pública, apresentou atestado médico para afastamento do trabalho por noventa dias. No atestado, emitido por médico-assistente, psiquiatra, constava o diagnóstico de síndrome de burnout.
Por ocasião da perícia médica para a homologação de licença para tratamento da própria saúde, a referida servidora relatou ao médico do trabalho que o novo gestor do setor onde ela estava lotada exigia elevada produtividade, utilizando como parâmetro a produtividade dele mesmo. A servidora mencionou, ainda, que outras servidoras do setor também demonstravam dificuldade no desempenho de suas atividades e, quando não alcançavam a meta, o gestor as ironizava. No prontuário da referida servidora consta que ela apresenta visão monocular devido a acidente na infância.
O médico do trabalho examinou a servidora e, em seguida, emitiu o seguinte laudo pericial: “Servidora com deficiência apresenta incapacidade laborativa por quinze dias devido a doença relacionada ao trabalho — síndrome de burnout —, devendo retornar a suas atividades em outro setor.”
Com base na situação hipotética apresentada, redija texto dissertativo em que sejam abordados os seguintes aspectos:
1 critérios legais relacionados ao estabelecimento do nexo causal entre o trabalho e a doença; [valor: 7,00 pontos]
2 definição e características da síndrome de burnout e análise da suficiência do atestado médico emitido pelo médico-assistente para a conclusão do diagnóstico de síndrome de burnout; [valor: 4,00 pontos]
3 avaliação dos aspectos éticos da conduta do perito ao reduzir o período de afastamento da servidora em relação ao estabelecido pelo médico-assistente especialista; [valor: 4,00 pontos]
4 definição de pessoa com deficiência, de acordo com o estatuto pertinente, e avaliação da conclusão do médico do trabalho de considerar a servidora pessoa com deficiência; [valor: 6,50 pontos]
5 avaliação do laudo do médico do trabalho em relação aos aspectos relativos à NR 17 – Ergonomia. [valor: 7,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um paciente de 43 anos de idade, sem comorbidades, alergias ou tratamentos no último ano, apresenta quadro de adinamia, anorexia, picos febris (até 38,5 °C), tosse produtiva com escarro purulento e cansaço aos esforços há dois dias. No exame físico, encontrava-se febril, acianótico, com frequência cardíaca de 108 bpm, frequência respiratória de 21 irpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e pressão arterial de 126 mmHg × 78 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão direito. O restante do exame físico não revelou alterações significativas. Os resultados de hemograma realizado indicaram 13.000 leucócitos, sem desvio à esquerda, ureia de 36 mg/…
LER/DORT constitui um problema de saúde com alta prevalência, sendo motivo frequente de busca de assistência nos serviços de saúde, com implicações nos campos do trabalho, emprego e seguridade social, em decorrência da incapacidade laboral temporária ou permanente gerada.
Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica.
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de LER/ DORT, uma das principais causas de adoecimento relacionado ao trabalho. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina LER/DORT e apresente seus principais sintomas. [valor: 10,00 pontos]
2 Mencione aspectos da etiologia dessa patologia. […



