sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q423372 | Medicina
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Órgao: TRT 24 - Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Cargo: Analista Judiciário
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Um homem de 55 anos foi hospitalizado por um primeiro episódio de enterorragia, sem repercussão hemodinâmica, associado a uma anemia crônica por deficiência de ferro.

Antecedente pessoal: recentemente fez uso de um antiparasitário e suplementação em ferro, por recomendação médica.

Antecedente familiar: desconhece doenças do trato digestivo ou neoplasias na família.

Ao exame clínico: bom estado geral. Índice de massa corpórea: 23 kg/m2. Palidez cutâneo-mucosa. Abdome: indolor à palpação. Toque retal: ausência de doença hemorroidária ou tumoração palpável. Restante do exame físico: sem particularidades.

Como parte da exploração diagnóstica, ele foi submetido a uma endoscopia digestiva alta com biópsias, cujos resultados foram sem particularidades. A colonoscopia, no entanto, sinalizou a presença de uma lesão suspeita de neoplasia maligna, de 2,5 centímetros em região de sigmoide. Biópsias da lesão foram realizadas e o laudo histopatológico foi compatível com câncer colorretal (CCR).

A fim de completar o estadiamento clínico, uma tomografia computadorizada do tórax, do abdome e da pelve será realizada amanhã.

O marcador tumoral específico para o CCR foi coletado e o resultado ainda não foi disponibilizado. O paciente evolui bem sob o ponto de vista clínico e tem previsão de alta hospitalar, para seguimento oncológico específico, para as próximas 48 horas.

Sobre o caso relatado, responda aos itens a seguir.
a) Indique o valor de hemoglobina (g/dL) que define anemia em homens adultos.
b) No caso clínico o indivíduo apresentou uma anemia do tipo hipocrômica e microcítica, associada a um índice de anisocitose aumentado. Defina anisocitose.
c) O CCR é o segundo tumor de maior incidência na região Centro-Oeste do Brasil. Indique o tipo histológico mais comumente encontrado no CCR.
d) Em um contexto de diagnóstico confirmado de CCR, indique o nome completo do marcador tumoral cuja dosagem sérica é recomendada. (Siglas e abreviaturas receberão pontuação parcial).
e) Uma das estratégias para o controle do câncer é a realização do rastreamento populacional. Defina o termo rastreamento.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaMedicina
BancaFGV
A gente sempre ouve aquela história de que atitude positiva e calma podem ajudar na melhora de diversas doenças. A gente sabe também que a meditação, que traz essas duas coisas entre seus princípios, faz um bem e tanto para a mente e para o corpo. Então, um estudo realizado no Canadá pelo Tom Baler Cancer Center, que buscava fugir do tratamento quadradão e convencional, mostrou que a meditação pode até mesmo alterar células de pessoas que tiveram câncer de mama.
Linda Carlson foi quem liderou o estudo, que contava com 88 mulheres, com média de 55 anos e que já tinham passado por tratamento contra o câncer e que continuavam a sentir alguns problemas emocionais. Divididas em grupos, algumas p…

Com base na Resolução CFM nº 2318/2022, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e revoga as Resoluções CFM nº 1.804/2006 e nº 1.956/2010, analise o caso a seguir.

Maria, paciente de 75 anos, sexo feminino, com histórico de gonartrose bilateral há 5 anos, nos últimos meses passou a apresentar aumento do quadro de dor e limitação em grau importante do arco de movimentos do joelho direito. Maria foi avaliada por ortopedista assistente que indicou cirurgia eletiva de artroplastia total com prótese.

A solicitação de cirurgia eletiva enviada ao plano de saúde foi encaminhada internamente para avaliação pelo médico auditor.

O médico assistente solicitou prótese da …

Homem de 45 anos é encaminhado ao psiquiatra por seu médico de família. O homem afirma que, nos últimos meses, tem ficado cada vez mais triste e desanimado, pois não suporta mais ser perseguido pelos seus vizinhos. Diz que nos últimos dez anos ele teve que mudar de casa sete vezes, porque um antigo desafeto seu costuma ir escondido aos prédios onde mora, convencer os seus porteiros de que ele seria um criminoso foragido da justiça. Ele afirma que, apesar de ter a consciência tranquila de que não cometeu nenhum crime, acredita que esse desafeto possa ter “plantado” alguma prova forjada contra ele na delegacia, de forma que tem “vivido como um foragido”, mudando de residência quase…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários