Uma paciente de 71 anos de idade e com antecedente de hipertensão arterial e diabetes havia 15 anos compareceu ao ambulatório com queixa de dispneia. Havia um ano, iniciou um quadro de dispneia progressiva, inicialmente aos esforços maiores que os habituais, tendo evoluído, no último mês, para dispneia aos esforços habituais como caminhar no plano. Relatou uso regular de enalapril, anlodipino e metformina nas doses máximas preconizadas. Ao exame físico, apresentava-se normocorada, com IMC de 31,4 kg/m2, frequência cardíaca de 104 bpm, pressão arterial de 132 mmHg × 76 mmHg, saturação de O2 (em ar ambiente) de 94%, estertores crepitantes em bases pulmonares bilateralmente, ritmo cardíaco irregular em dois tempos e sem sopros. Os demais dados do exame físico e os exames laboratoriais de rotina não revelaram anormalidades significativas. O ecocardiograma transtorácico evidenciou: átrio esquerdo com discreto aumento do seu diâmetro, fração de ejeção de 58% e relação E/e’ de 10. O ECG é apresentado a seguir.

Com relação ao caso clínico hipotético apresentado, redija um texto dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos.
1 Qual é o diagnóstico sindrômico mais provável? Justifique sua resposta. [valor: 8,50 pontos]
2 Qual é o exame laboratorial indicado para corroborar o diagnóstico sindrômico e avaliar o prognóstico? Justifique sua resposta correlacionando a alteração desse exame com a fisiopatologia dessa patologia. [valor: 5,00 pontos]
3 Qual é a terapia farmacológica inicial visando-se o controle dos sintomas da paciente? [valor: 5,00 pontos]
4 Qual(is) o(s) medicamento(s) que proporciona(m) redução da taxa de internação hospitalar e melhora da qualidade de vida em casos como o apresentado? [valor: 5,00 pontos]
5 Qual a abordagem mais indicada visando-se a redução de eventos cardiovasculares futuros, considerando-se as informações e o ECG apresentados? Justifique sua resposta. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Paciente do sexo masculino, com 65 anos de idade, diabético, comparece ao pronto-socorro com queixa de dor em joelho esquerdo há dois dias, com piora progressiva. Nega eventos traumáticos atuais ou prévios. Nega episódios de dores articulares prévias. Relata úlcera cutânea em antepé esquerdo sem tratamento adequado. Ao exame, apresenta joelho esquerdo com calor local, sinais de derrame articular, incapacidade de flexão do joelho e atitude em semiflexão, associado à incapacidade de apoio com o membro acometido. Sem outras alterações ao exame clínico. Apresenta radiografia do joelho sem sinais de alterações ósseas. Exames laboratoriais evidenciam proteína C-reativa 70 mg/L, global de leucócito…
Momento 1
Uma paciente de 79 anos de idade compareceu à emergência hospitalar com queixa de dispneia ao repouso havia três horas, sem fatores desencadeantes ou de alívio, e negou episódios semelhantes prévios. Relatou que recebera diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes do tipo 2 havia 20 anos, tratados atualmente com anlodipino 10 mg e metformina 1.500 mg, respectivamente. Ao exame físico, encontrava-se acianótica, com pressão arterial de 134 × 78 mm/Hg, frequência cardíaca de 78 bpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 94%, ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, com discretos estertores crepitantes em bases pulmonares. O restante do exame físico mostrou resu…
Maria, 48 anos de idade, oficial de justiça, compareceu ao serviço médico do Tribunal queixando-se de forte dor de cabeça de início súbito havia cerca de 1 hora, acompanhada de náuseas e visão turva. Maria informou ser portadora de hipertensão arterial havia 5 anos, em uso irregular de hidroclorotiazida 25 mg. Relatou fazer acompanhamento médico esporádico e não se recordar da última vez que havia aferido a pressão arterial. Ao exame físico, a médica responsável pelo atendimento observou que a Maria estava visivelmente agitada e ansiosa, apresentando-se com fácies de dor e sudorese. Sua pressão arterial estava significativamente elevada, com valores de 210 mmHg × 130 mmHg em ambos os braços.…



