Em um projeto do circuito de ignição do airbag de automóveis, será utilizado o esquema ilustrado a seguir. Considere que, para o tempo t < 0, a chave encontra-se na posição A; se um automóvel colide, em t = 0 um pêndulo gera contato com um relê, o qual comuta a chave para a posição B, alimentando, então, o restante do circuito; o airbag deve ser acionado em tempo inferior a 0,1 segundo após a comutação da c h ave, a fim de que o airbag seja inflado; a energia dissipada em R, cuja resistência equivale a 4 Ω, deverá ser, pelo menos, igual a 1 J; para t ≥≥ 0, a resposta do circuito deverá ser subamortecida.

Com base na situação hipotética apresentada, redija, no papel de engenheiro eletrônico, um parecer a respeito do circuito ignitor de airbag, apresentando todos os cálculos de maneira textual e atendendo, necessariamente, aos seguintes aspectos:
1 descreva o comportamento do circuito para t < 0 e t = 0; [valor: 8,00 pontos]
2 determine a equação que rege a resposta natural da tensão ν(t)ν(t) sobre R para o circuito subamortecido, em função da tensão vC sobre o capacitor e dos parâmetros R, L e C; [valor: 12,00 pontos]
3 determine os valores de L e C de forma que os requisitos de funcionamento sejam cumpridos e reescreva ν(t)ν(t) em função desses valores, considerando que α=2α=2 seja a constante de atenuação e que ω0=2αω0=2α seja a frequência natural do circuito; [valor: 6,00 pontos]
4 apresente a função que rege a potência dissipada por R para t ≥≥ 0. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O circuito da figura a seguir apresenta o projeto de um amplificador utilizado em um receptor de alta frequência, em que VE corresponde à tensão de entrada, RE corresponde ao resistor de entrada e +VCC corresponde à tensão de alimentação DC.

Com base nas informações apresentadas acima, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Apresente a função dos resistores Ra, Rb, Rc e Re no circuito em questão. [valor: 3,00 pontos]
2 Apresente a função dos capacitores Ca, Cd e Ce no circuito em questão. [valor: 2,50 pontos]
3 Apresente uma das funções dos dispositivos Cb, Lb Cc e Lc no circuito em questão. [valor: 4,50 pontos]
4 Discorra acerca da tecnologia do transistor do cir…

Com base na figura acima, que ilustra o circuito de uma fonte de alimentação linear, elabore um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Descreva a função do transformador, bem como o cálculo e o resultado da tensão de pico no secundário do transformador. [valor: 2,50 pontos]
2 Aborde, resumidamente, a função da ponte retificadora em conjunto com o capacitor C1, descrevendo qualitativamente a tensão de saída esperada entre os terminais do capacitor C1. [valor: 4,00 pontos]
3 Descreva o cálculo aproximado da tensão máxima nos terminais do capacitor C1 e comente sobre a presença, ou não, de tensão de ripple. [valor: 3,00 pontos]
Uma empresa foi contratada para realizar a troca dos quadros de alimentação de duas bombas de incêndio, para que pudessem operar mesmo se a edificação fosse desligada pelos bombeiros em caso de sinistro. O projeto previa a instalação de condutores de 4 mm² para alimentar as bombas, e disjuntores curva C de 20 A, trifásicos. Para a primeira bomba, a empresa utilizou cabos de 6 mm² e três disjuntores monofásicos curva C de 20 A. A segunda bomba foi instalada com cabos de 4 mm² e um disjuntor tripolar curva B de 20 A. Foi encaminhado pela empresa o pedido para medição desses itens. A planilha da obra contém cabos de 4 mm² e 6 mm², mas somente disjuntores do tipo curva C, tanto monofásicos quant…



