TEXTOS MOTIVADORES
Texto I
As dietas da moda surgiram no século 21 e prometem uma perda de peso drástica, melhora da imagem física, e até mesmo, melhora de imunidade e outras condições de saúde. No entanto, apesar das promessas instigadoras, esses meios de emagrecimento não precisam custar sua saúde.
Infelizmente não há caminho rápido e fácil para o emagrecimento. O processo de perda de peso exige mudanças de hábitos de vida que, além da alimentação, incluem a prática regular de exercícios físicos e um estilo de vida inteiramente saudável. Além disso, muitas vezes, essa perda de peso drástica está associada a um ganho de peso maior no futuro.
Os perigos relatados estão associados a redução calórica drástica, consumo de poucos alimentos e a combinação de alimentos não usuais que podem gerar danos à saúde. Isso porque com a perda de peso não há apenas perda de gordura corporal, mas principalmente perda de músculos e líquidos corporais.
Ademais, essas dietas muitas vezes atrapalham a relação do indivíduo com a comida, porque uma ação que anteriormente era prazerosa, começa a se tornar um sentimento de fracasso a cada falha na alimentação, reduzindo até mesmo a confiança pessoal. As dietas da moda podem, ainda, aumentar o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas associadas à obesidade.
Disponível em: https://blog.allcare.com.br/dietas-da-moda-e-seus-riscos/.
Texto II
Jejum intermitente, dieta da sopa, dieta dos sucos, dieta da lua, low carb e zero carb, dieta do ovo. Esses regimes da moda, que viralizam na internet, nem sempre estão embasadas em conhecimento científico, segundo a nutróloga Dinah Ribeiro de Paula.
“As dietas da moda nem sempre estão embasadas em conhecimento científico ou mesmo abordando a necessidade especial de cada paciente, pois cada dieta deve ser personalizada com as necessidades calóricas e nutricionais de cada paciente”, declarou a especialista ao Band.com.br
Os regimes levam à perda de peso inicial, rápida, geralmente com perda muscular magra e de líquidos em vez de gordura corporal. Quando os grupos de alimentos são demonizados e os sinais internos sobre a fome e saciedade são ignorados, isso pode levar a ciclos de perda de peso seguidos de recuperação de peso.
Este ciclo pode afetar a relação com a comida, levando a impactos na saúde mental, em vez de desenvolver as competências e a confiança para gerir a dieta e o peso de uma forma saudável.
Disponível em: https://www.band.uol.com.br/saude/noticias/dietas-da-moda-saude-16654204 por Karina Crisanto. Dezembro de 2023.
Texto III
Tanto nas redes sociais quanto na vida real, o que não falta são pessoas reclamando que adquiriram maus hábitos alimentares durante a pandemia do novo coronavírus. Então, para reverter o ganho de peso, começam a cortar completamente — ou quase — a ingestão de gorduras e carboidratos, seguindo receitas encontradas na internet. Mas cuidado! Há mitos e verdades sobre dietas ditas “milagrosas”. Muitas delas, caso não sejam feitas corretamente e com supervisão de um profissional, podem trazer riscos à saúde.
De acordo com a nutricionista Mayrlla Vasconcellos, dietas como a Dukan, a Low Carb e a cetogênica, que reduzem o consumo de carboidratos, a dieta mediterrânea e o jejum intermitente, no qual a pessoa só pode ingerir água e café sem açúcar em longos períodos sem se alimentar, podem ajudar a conquistar o objetivo do emagrecimento em poucos dias.
No entanto, ela alerta que, se feitas de maneira errada, podem provocar o famoso “efeito sanfona” – emagrecer e, assim que parar de seguir a dieta, engordar rapidamente de novo – ou até levar a perda de cabelo por falta de vitaminas no corpo e, em estágios mais graves, anemia e outras doenças.
– Todas essas dietas são eficientes para a perda de peso, mas, para terem efeito duradouro, precisariam ser feitas sempre. Só que o corpo não pode ficar totalmente sem carboidratos, por exemplo. Então, o ideal é que haja uma reeducação alimentar, para evitar o efeito sanfona e você ter prazer em comer sem culpa – explica a especialista no assunto.
Outro alerta importante quanto às dietas da moda é que os padrões de alimentos permitidos e proibidos divulgados na internet não servem para todas as pessoas. A profissional lembra que, na hora de montar um cardápio, é preciso levar em consideração o contexto biológico, econômico e sociocultural de cada indivíduo. Não menos importante é garantir o prazer na alimentação, pois é uma das necessidades vitais do ser humano.
Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/mitos-verdades-sobre-as-dietas-da-moda-que-prometem-emagrecimento-rapido-milagroso-25056184.html.
Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento sobre o tema, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
O impacto das dietas da moda na saúde da população brasileira.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTOS MOTIVADORES
Texto I
As dietas da moda surgiram no século 21 e prometem uma perda de peso drástica, melhora da imagem física, e até mesmo, melhora de imunidade e outras condições de saúde. No entanto, apesar das promessas instigadoras, esses meios de emagrecimento não precisam custar sua saúde.
Infelizmente não há caminho rápido e fácil para o emagrecimento. O processo de perda de peso exige mudanças de hábitos de vida que, além da alimentação, incluem a prática regular de exercícios físicos e um estilo de vida inteiramente saudável. Além disso, muitas vezes, essa perda de peso drástica está associada a um ganho de peso maior no futuro.
Os perigos relatados estão associados a redução …
A remição de pena, ou seja, o direito do condenado de abreviar o tempo imposto em sua sentença penal, pode ocorrer mediante trabalho, estudo e, de forma mais recente, pela leitura, conforme disciplinado pela Recomendação n.º 44/2013 do CNJ. A remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal, está relacionada ao direito constitucional de individualização da pena. Dessa forma, as penas devem ser justas e proporcionais, além de particularizadas, levando-se em conta a aptidão à ressocialização demonstrada pelo apenado por meio do estudo ou do trabalho.
A possibilidade de remir a pena por meio da leitura já é realidade em diversos presídios do país. De acordo com a Recomendação n.º 44/2013 do …
Pesquisa identifica 20,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet
Uma prática cada vez mais disseminada ainda é raridade no cotidiano de 20,5 milhões de brasileiros: o uso da internet. Esse contingente representa 10,9% das pessoas com 10 anos ou mais de idade em 2024. Desses, quase a metade (45,6%) aponta como motivo para não acessar a internet não saber como fazer. São 9,3 milhões de pessoas.
Os dados fazem parte de um suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-…



