Leia o texto motivador e observe as imagens a seguir.
No Brasil, a história do surgimento da arte contemporânea está associado ao período pós-guerra (década de 1950) e ao contato dos artistas brasileiros com as tendências mundiais nas primeiras bienais de arte de São Paulo. A partir desse contato, artistas como Waldemar Cordeiro e Luiz Sacilotto (Grupo Ruptura), além de Alfredo Volpi, passaram a produzir obras baseadas em figuras geométricas. No Rio de janeiro, o mesmo contato com a arte concreta produziu o efeito oposto. Liderados por Ferreira Gullar e Ivan Serpa (Grupo Frente) foi lançado o manifesto do movimento chamado neoconcreto. Lygia Pape, Hélio Oiticica e Lygia Clarck, entre outros, criaram obras que se destacavam no cenário internacional por estarem abertas à integração com o espectador.
Adaptado de Nereide & Tatiane SCHILARO SANTA ROSA. Arte contemporânea no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Pinakotheke, 2015, p. 11-12.

A partir dessas considerações, redija um texto dissertativo sobre “O neoconcretismo brasileiro: além do objeto”. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Identifique e explique duas características do Movimento Neoconcreto que rompem explicitamente com os princípios do concretismo e do modernismo brasileiros
b) Faça uma apreciação contextualizada da escultura da série “Os bichos” de Lygia Clark (explicitando o contexto histórico e intelectual em que a obra foi produzida e indicando os elementos estéticos próprio do neoconcretismo que a obra materializa)
c) Faça uma apreciação contextualizada do conjunto de obras que Oiticica intitula de “Parangolês” (explicitando o contexto histórico e intelectual em que a obra foi produzida e indicando os elementos estéticos próprio do neoconcretismo que a obra materializa)
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“O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino.”
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008, p. 14.
Com base no documento, responda aos itens a s…



