Considere a seguinte situação hipotética:
A Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia verificou a necessidade de ampliar o atendimento especializado em doenças respiratórias no Sistema Único de Saúde e, para isso, pretende que sejam instalados três novos hospitais de referência para suprir tal demanda em Porto Velho e em mais dois municípios do interior. Não existem imóveis públicos, ainda que não edificados, disponíveis para essa necessidade administrativa. Os setores técnicos responsáveis pesquisaram novas modalidades contratuais, mesmo que atípicas, que diminuíssem a necessidade de pronto investimento estatal e optaram por elaborar minutas de contratos de locação built to suit (locação sob medida), com previsão de vigência de 120 meses e aluguel fixado em 1% do valor de cada imóvel. Foi inserida, ainda, cláusula com a previsão de que, ao final da avença, os imóveis reverterão ao patrimônio público.
Em relação a essa situação hipotética, responda, justificadamente, aos seguintes questionamentos.
1 A administração pública pode firmar contratos atípicos de direito privado?
2 Atualmente, na Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (Lei n.º 12.462/2011), existem previsões específicas quanto à locação built to suit? Quais são as características fundamentais da contratação dessa forma de locação? O contrato de locação built to suit, normativamente, é uma forma de parceria público-privada?
3 Para contratar locação built to suit, a administração pública deverá, em regra, licitar? Ou é admitida a contratação direta em determinadas condições?
4 O prazo inicial de vigência da contratação poderá ser de 120 meses? É válida a previsão contratual de que, ao final da avença, os imóveis revertam ao patrimônio público?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma autarquia federal responsável pela regulação de determinado setor econômico realiza diversos processos administrativos eletrônicos que envolvem coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais de cidadãos e empresas. Recentemente, a instituição iniciou a implantação de um programa de governança em privacidade, visando alinhar suas práticas à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).
Durante a execução de um de seus sistemas digitais, ocorreu um incidente de segurança que expôs dados de usuários, com risco de gerar danos relevantes. Diante do ocorrido, a alta administração solicitou um plano de ação para orientar as medidas a serem adotadas, tanto para prevenir novos …
A respeito do julgamento das contas prestadas anualmente pelo governador do Distrito Federal, discorra, de forma fundamentada, acerca dos seguintes aspectos:
1 – competências do TCDF e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no âmbito do processo de julgamento das citadas contas; [valor: 1,75 ponto]
2 – providências a serem tomadas pelo relator das contas ao concluir a versão preliminar do relatório analítico e manifestações processuais decorrentes, bem como seus prazos; [valor: 1,75 ponto]
3 – análise da atuação do Ministério Público junto ao TCDF no processo de julgamento das contas do governador. [valor: 1,25 ponto]
Durante a realização de vistoria a uma ponte do município X, a defesa civil municipal identificou a presença de fissuras visíveis e risco de colapso, motivo por que emitiu um relatório técnico recomendando a imediata manutenção da ponte. Apesar da recomendação formal, o município X não adotou as providências no prazo adequado. Meses depois, durante o usual período de chuvas da região, o qual não foi mais chuvoso que o normal, a ponte desabou, causando prejuízos materiais e pessoais para os moradores que utilizavam a via diariamente. Um dos cidadãos afetados pelo desabamento ajuizou ação de indenização contra o município, alegando omissão específica na manutenção da obra pública. A defesa do …



