Um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) deseja oferecer aos servidores segurados empréstimo consignado com taxa de juros prefixada. Consignados são empréstimos cujo pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício previdenciário do segurado. Este tipo de empréstimo é regulamentado por leis, resoluções e portarias que estabelecem os limites e condições para sua concessão.
Em relação ao tema, responda ao que se pede a seguir.
a) Indique se é permitido ou proibido a um RPPS conceder empréstimos consignados aos seus segurados.
b) Cite uma limitação legalmente permitida quanto ao prazo máximo do empréstimo e explique seu motivo técnico.
c) Cite um tipo de encargo financeiro embutido na taxa de juros e que é obrigatório, explicando seu motivo técnico.
d) Supondo que a meta atuarial vigente na data da contratação do empréstimo é de 6% ao ano, que a meta oficial de inflação é de 4% ao ano, e que a taxa básica de juros da economia (taxa SELIC) vigente e esperada é 10,25%, calcule o valor da menor taxa “básica” de juros de empréstimo consignado permitida, em percentual, e com duas casas decimais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Alcance, magnitude e abrangência da Previdência Social
A previdência social oferece um conjunto abrangente de benefícios monetários e serviços de proteção social, cobrindo múltiplos riscos e vulnerabilidades que surgem ao longo de todo o ciclo de vida das pessoas diretamente (segurados) ou indiretamente (seus dependentes) beneficiárias. Os objetivos principais são a proteção contra a pobreza e a suavização do consumo, mas também busca-se a redução de desigualdades. (…) Em dezembro de 2022, a previdência social registrava cerca de 37,2 milhões de benefícios ativos, sendo 4,9 milhões nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e no Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), e…
A definição da Seguridade Social como conceito organizador da proteção social brasileira foi uma das mais relevantes inovações do texto constitucional de 1988. A Constituição Federal (CF) ampliou a cobertura do sistema previdenciário e flexibilizou o acesso aos benefícios para os trabalhadores rurais, reconheceu a Assistência Social como política pública não contributiva que opera tanto serviços como benefícios monetários, e consolidou a universalização do atendimento à saúde por meio da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a Seguridade Social articulando as políticas de seguro social, assistência social, saúde e seguro-desemprego passa a estar fundada em um conjunto de polí…
Texto 1
A Constituição Federal de 1988 representou um marco significativo ao consolidar a seguridade social como um direito. Dividido em três pilares – saúde, assistência social e previdência social – o sistema visa garantir proteção universal e igualitária a todos. Para compreender essas políticas sociais e quantificar seus impactos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança o “Beneficiômetro da Seguridade Social”, uma iniciativa inédita para analisar os avanços sociais no Brasil. O instrumento apresenta indicadores das três áreas, reunidos em uma base de dados confiável, que fornece informações importantes para visualizarmos os avanços sociais trazidos pela redemocratiz…



