Um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) deseja oferecer aos servidores segurados empréstimo consignado com taxa de juros prefixada. Consignados são empréstimos cujo pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício previdenciário do segurado. Este tipo de empréstimo é regulamentado por leis, resoluções e portarias que estabelecem os limites e condições para sua concessão.
Em relação ao tema, responda ao que se pede a seguir.
a) Indique se é permitido ou proibido a um RPPS conceder empréstimos consignados aos seus segurados.
b) Cite uma limitação legalmente permitida quanto ao prazo máximo do empréstimo e explique seu motivo técnico.
c) Cite um tipo de encargo financeiro embutido na taxa de juros e que é obrigatório, explicando seu motivo técnico.
d) Supondo que a meta atuarial vigente na data da contratação do empréstimo é de 6% ao ano, que a meta oficial de inflação é de 4% ao ano, e que a taxa básica de juros da economia (taxa SELIC) vigente e esperada é 10,25%, calcule o valor da menor taxa “básica” de juros de empréstimo consignado permitida, em percentual, e com duas casas decimais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A regulamentação da Avaliação Biopsicossocial da Deficiência, prevista na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), adota um modelo que compreende a deficiência como resultado da interação entre impedimentos do corpo e barreiras sociais, ambientais e psicológicas. Para colocá-lo em prática, o Governo do Brasil instituiu, em 2023, um Grupo de Trabalho responsável por desenvolver uma metodologia abrangente e unificada para avaliar a deficiência no Brasil.
Como parte desse processo, foram conduzidos projetos-piloto no Piauí e na Bahia, com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Banco Mu…
Plano de Assistência Social: garantindo a gestão com qualidade do SUAS
O planejamento é uma característica inerente as atividades desenvolvidas pelo ser humano, desde as condutas mais rotineiras e simples às mais complexas.
No ambiente de administração das políticas públicas ele transcende o particular e ganha caráter técnico-político, desprovido de neutralidade, dotado de racionalidade, submetido a um circuito contínuo de “reflexão-decisão-ação-reflexão”, alinhado a um conjunto de regras e parâmetros que tende a editar práticas que promovam as transformações desejadas pela instituição e/ou pela sociedade.
O Plano de Assistência Social (PAS), o Orçamento, o Monitoramento, a Avaliação e a Ges…
A definição da Seguridade Social como conceito organizador da proteção social brasileira foi uma das mais relevantes inovações do texto constitucional de 1988. A Constituição Federal (CF) ampliou a cobertura do sistema previdenciário e flexibilizou o acesso aos benefícios para os trabalhadores rurais, reconheceu a Assistência Social como política pública não contributiva que opera tanto serviços como benefícios monetários, e consolidou a universalização do atendimento à saúde por meio da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a Seguridade Social articulando as políticas de seguro social, assistência social, saúde e seguro-desemprego passa a estar fundada em um conjunto de polí…



