O Tribunal de Contas de determinado Estado recebeu uma denúncia sobre graves ilegalidades na execução de um contrato de uma relevante obra de infraestrutura que envolvia significativo montante de recursos estaduais. Como não havia auditores disponíveis na Diretoria de Auditoria de Obras Públicas, unidade técnica do Departamento de Controle Externo desse Tribunal, foram designados servidores sem formação específica na área, mas com mais de dez anos de experiência em auditorias de operacionais na Diretoria de Auditorias de Políticas de Educação.
Tão logo a denúncia fora distribuída, a equipe instaurou uma auditoria de operacional tendo por objetivo “avaliar a legalidade e legitimidade da execução do contrato XXX firmado entre a empresa XPTO Ltda e o Estado”, indo imediatamente a campo. Não foi definido, previamente, um cronograma de trabalho e nem delimitado o alcance das investigações. Na coleta de evidências, a equipe de auditoria utilizou-se tão somente da técnica de entrevistas e concluiu pela inexecução parcial do contrato e por dano de R$ 800 mil ao erário.
Considerando a situação hipotética apresentada, e considerando os princípios fundamentais de auditoria do setor público, analise os fatos narrados apontando as infrações às normas de auditoria. Em sua análise, apresente, necessariamente:
a) Quais são três partes da auditoria;
b) Quais são as modalidades de auditoria, as etapas de realização da auditoria e as respectivas infrações aos princípios fundamentais de auditoria no setor público presentes nos fatos narrados;
c) Quais medidas de garantia de qualidade dos trabalhos de auditoria não foram observadas pelo Tribunal de Contas na situação apresentada.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
José é o prefeito do Município Alfa e o ordenador de despesas da Secretaria de Saúde desse Município. Em um processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas competente evidenciou significativos danos ao erário e graves infrações às normas orçamentárias e financeiras praticadas por José na gestão da referida Secretaria. Esses atos resultaram na imputação de débito e na aplicação de multa proporcional ao dano, o que se deu em decisão definitiva da Corte de Contas.
João é ordenador de despesas de uma fundação municipal. Em seu processo de prestação de contas anuais, o respectivo Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades que não resultaram em danos ao erário, mas que representar…
Considerando as disposições da NBASP 200, que dispõe sobre os Princípio de Auditoria Financeira, o auditor deve modificar a opinião no relatório de auditoria quando concluir, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis como um todo contêm distorções relevantes ou, ainda, se o auditor foi impossibilitado de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir.
Nesse sentido, responda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir.
A) Identifique os tipos de opinião modificada que podem ser emitidas pelo auditor e apresente a definição de cada uma delas.
B) Ao analisar o objeto da auditoria o auditor deve considerar a sua materialidade? Em sua respo…
Considerando as principais regras de auditoria, controle e gestão de risco, redija um texto em que responda ao que se pede a seguir:
- Descreva a composição e o objetivo das três linhas de defesa utilizadas na gestão de riscos do setor público.
- Discorra sobre os cinco componentes do COSO: ambiente de controle; avaliação de riscos; atividades de controle; informação e comunicação; atividades de monitoramento.



