Considere a seguinte situação hipotética:
João, morador de uma pequena cidade, foi surpreendido ao receber uma intimação para comparecer à delegacia local. O documento informava que ele era suspeito de participar de um esquema de tráfico de drogas na região. João ficou perplexo, pois nunca havia se envolvido em atividades ilícitas.
Ao comparecer à delegacia, João descobriu que a investigação contra ele foi iniciada com base em uma denúncia anônima recebida pela polícia, na qual um informante não identificado relatava que João e outras pessoas estavam envolvidos no tráfico de drogas. Sem maiores detalhes, a polícia decidiu abrir um inquérito policial.
Durante o curso do inquérito, a defesa de João solicitou a produção de provas que poderiam comprovar sua inocência, como a obtenção de imagens de câmeras de segurança e o depoimento de testemunhas que estavam com ele no momento dos supostos crimes. No entanto, a autoridade policial indeferiu tais pedidos, alegando que as provas requeridas não eram relevantes para a investigação.
Após a conclusão do inquérito, o caso foi encaminhado ao Ministério Público, que ofereceu denúncia contra João. No decorrer do processo judicial, surgiram questões quanto à validade das provas obtidas exclusivamente no inquérito policial e a ausência de contraditório e ampla defesa durante a fase investigativa.
Com base nesta situação, redija um texto dissertativo abordando, de forma fundamentada, os seguintes aspectos:
1) O inquérito policial é exigível mesmo nos crimes cuja ação penal se processa mediante queixa do ofendido?
2) É possível a instauração de inquérito policial com base exclusivamente em uma notícia crime anônima?
3) Na sentença condenatória, o juiz pode se basear exclusivamente em elementos de prova colhidos no inquérito policial?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria X, celebrou contrato administrativo para fornecimento de equipamentos de informática destinados à modernização de um sistema interno de controle. A licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi conduzida pelo pregoeiro R, servidor efetivo. A empresa vencedora, TechBrasil Ltda., apresentou proposta significativamente inferior à média de mercado.
Após denúncias anônimas enviadas à CGE-SP, instaurou-se procedimento de apuração preliminar, que identificou indícios de manipulação competitiva. O material foi encaminhado ao Ministério Público, dando origem a Inquérito Policial para apurar supostos crimes previstos nos arts. 337-E (frustraçã…
A atuação do Estado no âmbito penal busca assegurar a integridade da Administração Pública, ao mesmo tempo em que deve observar garantias constitucionais e processuais do acusado. Nesse contexto, considere o seguinte cenário:
Em investigação sobre suposto crime de peculato cometido por servidor público estadual, surgiram controvérsias acerca da aplicação da lei penal no tempo e no espaço, visto que parte da conduta teria ocorrido antes da vigência de nova legislação mais gravosa, em território estrangeiro durante missão oficial, e outra parte em território nacional. No processo penal instaurado, a defesa requereu a exclusão de provas obtidas sem prévia autorização judicial, alegando nulidade…
FRITZ (69 anos), natural e morador do Salto Weissbach, interior de Blumenau na direção de Indaial, era desafeto de seu vizinho ALOIS (50 anos) – igualmente local, que morava sozinho com o filho ROMEU (25 anos) – em razão de antiga disputa de terras entre as respectivas famílias, proprietárias de sítios lindeiros com vista para o Rio Itajaí. Uma família frequentava a comunidade católica; outra, a luterana. A malquerença, advinda de demanda possessória há muito julgada, era, como depois apurado no inquérito policial, pública e notória: conforme as testemunhas, trocavam resmungos quando se cruzavam e ostensivamente se evitavam, mesmo nas festas religiosas, chegando FRITZ a afirmar em frente ao …



