Nos últimos 35 anos, o bioma da caatinga, que só existe no Brasil, perdeu 40% da área de rios e lagoas, segundo levantamento da MAPBIOMAS. Para minimizar os efeitos disso, a ciência e o povo sertanejo estão se unindo em busca de soluções.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil 2024) é o principal instrumento para implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei n.º 13.153/2015). Com horizonte de 20 anos (2024-2043), o plano visa articular estratégias e ações para neutralizar a degradação da terra e mitigar os efeitos da seca, com reflexo na redução das vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas das regiões mais afetadas do Brasil.
Internet: <gov.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da desertificação na região do semiárido brasileiro, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Defina tecnicamente desertificação. [valor: 5,00 pontos]
2 Cite três fatores relacionados ao baixo potencial produtivo que caracteriza a maior parte dos solos da região do bioma caatinga. [valor: 3,00 pontos]
3 Explique como o desmatamento, um dos principais fatores antrópicos que atuam no processo de desertificação, leva à degradação física do solo no semiárido brasileiro. [valor: 7,00 pontos]
4 Sabendo que a salinização é comum em solos do semiárido brasileiro, aborde duas causas e duas consequências da salinização do solo. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para assegurar que os resultados do monitoramento de contaminações e impactos de ações antrópicas em reservatórios de água possam subsidiar ações de mitigação, é importante escolher indicadores de desempenho a serem medidos de forma periódica e avaliar se as ações implementadas estão produzindo os resultados desejados.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do monitoramento do estado trófico de um reservatório de água. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Indique as variáveis que podem ser medidas para o monitoramento do estado trófico e explique a relação de cada uma delas com o processo de eutrofização. […
O município X não possui sistema de tratamento de esgoto, sendo este apenas recolhido e conduzido por tubulações e lançado diretamente em um rio perene, cujo volume flutua ao longo do ano, de forma que não atende a todos os usuários em períodos de baixa precipitação natural. À montante do ponto de lançamento do esgoto, a água é de classe 2, conforme Resolução CONAMA n.º 357/2005. À jusante desse ponto, a destinação é alterada para classe 3, havendo agricultores que captam a água para a irrigação de produtos destinados ao consumo in natura, outros municípios que captam a água para uso urbano, comércio e indústria, usina hidrelétrica, e ribeirinhos. O comitê de bacia hidrográfica na qual o rio…
Os fatores que motivam a recuperação e o reúso da água incluem a redução da poluição dos cursos d’água, a disponibilidade de efluentes tratados com elevado grau de qualidade, a promoção de fontes confiáveis de abastecimento de água a longo prazo, o gerenciamento da demanda de água em períodos de seca, entre outros. Nesse contexto, a prática do reúso de água configura uma opção para a redução da demanda que pressiona os recursos hídricos. Entretanto, ainda há limitações, sendo necessário um planejamento adequado para a sua implementação.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do reúso de água proveniente de instalações de trata…



