Nos últimos 35 anos, o bioma da caatinga, que só existe no Brasil, perdeu 40% da área de rios e lagoas, segundo levantamento da MAPBIOMAS. Para minimizar os efeitos disso, a ciência e o povo sertanejo estão se unindo em busca de soluções.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil 2024) é o principal instrumento para implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei n.º 13.153/2015). Com horizonte de 20 anos (2024-2043), o plano visa articular estratégias e ações para neutralizar a degradação da terra e mitigar os efeitos da seca, com reflexo na redução das vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas das regiões mais afetadas do Brasil.
Internet: <gov.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da desertificação na região do semiárido brasileiro, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Defina tecnicamente desertificação. [valor: 5,00 pontos]
2 Cite três fatores relacionados ao baixo potencial produtivo que caracteriza a maior parte dos solos da região do bioma caatinga. [valor: 3,00 pontos]
3 Explique como o desmatamento, um dos principais fatores antrópicos que atuam no processo de desertificação, leva à degradação física do solo no semiárido brasileiro. [valor: 7,00 pontos]
4 Sabendo que a salinização é comum em solos do semiárido brasileiro, aborde duas causas e duas consequências da salinização do solo. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O município X não possui sistema de tratamento de esgoto, sendo este apenas recolhido e conduzido por tubulações e lançado diretamente em um rio perene, cujo volume flutua ao longo do ano, de forma que não atende a todos os usuários em períodos de baixa precipitação natural. À montante do ponto de lançamento do esgoto, a água é de classe 2, conforme Resolução CONAMA n.º 357/2005. À jusante desse ponto, a destinação é alterada para classe 3, havendo agricultores que captam a água para a irrigação de produtos destinados ao consumo in natura, outros municípios que captam a água para uso urbano, comércio e indústria, usina hidrelétrica, e ribeirinhos. O comitê de bacia hidrográfica na qual o rio…
A realidade energética brasileira passa atualmente pela progressiva inserção de fontes renováveis, de forma distribuída ou centralizada, haja vista seu relevante potencial eólico e fotovoltaico. Isso possibilita, por exemplo, maior independência de usinas térmicas e redução de investimentos em sistemas de transmissão, além de servir como complemento sustentável de unidades hidráulicas em épocas de seca. Nesse sentido, a implantação de projetos de fontes de energia renováveis é atraente especialmente para o semiárido brasileiro, dadas as suas condições climáticas. Entretanto, o uso de fontes renováveis nessa região pode ser particularmente desafiador em razão de aspectos sociais, ambientais e…
Para assegurar que os resultados do monitoramento de contaminações e impactos de ações antrópicas em reservatórios de água possam subsidiar ações de mitigação, é importante escolher indicadores de desempenho a serem medidos de forma periódica e avaliar se as ações implementadas estão produzindo os resultados desejados.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do monitoramento do estado trófico de um reservatório de água. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Indique as variáveis que podem ser medidas para o monitoramento do estado trófico e explique a relação de cada uma delas com o processo de eutrofização. […



