A prática da corrupção é um dos efeitos indesejáveis que podem surgir como resultado das políticas regulatórias. Quando o governo elabora regulações, existe o risco de que certas regras, subsídios ou contratos sejam estabelecidos para beneficiar grupos específicos, em troca de vantagens aos reguladores. Nesse contexto regulatório, pode-se definir corrupção como o abuso ilegal do poder governamental, no qual os reguladores recebem vantagens financeiras ou não financeiras para estabelecer regras (regulações) em favor de determinados grupos. Se um regulador aceita pequenos agrados, favores ou vantagens para aprovar uma política regulatória que proteja ou promova benefícios específicos para certos grupos, caracteriza-se a prática de corrupção. Logo, o regulador é potencial sujeito a práticas corruptas como o direcionamento ou desvirtuação regulatória, ou mesmo a criação de regulação onde há inexistência de problema público que a fundamente. Para evitar a incidência de corrupção e promover a qualidade das políticas públicas, a Análise de Impacto Regulatório (AIR) pode atuar como uma salvaguarda contra o desenvolvimento de estruturas regulatórias corruptas.
Explique como a AIR pode ajudar a inibir práticas corruptas no âmbito do desenvolvimento de políticas regulatórias.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Após regular procedimento licitatório regido pela Lei n.º 8.666/1993, um determinado estado brasileiro X celebrou contrato administrativo com determinada sociedade empresária para a execução de importante obra pública no estado.
No entanto, devido a denúncia sobre irregularidade na execução do contrato, foi instaurado processo administrativo para apuração, pelo qual ficou comprovada a subcontratação total do objeto do contrato, não admitida no edital e no contrato, ensejando-se a aplicação da penalidade de declaração de inidoneidade à sociedade empresária para licitar e contratar com a administração pública.
Diante desse cenário, a Alta Administração, para fins de tomada de decisão, solicit…
Considerando a Lei nº 13.019/2014, que é o marco regulatório das parcerias entre a Administração Pública e as organizações da sociedade civil, discorra sobre:
- As entidades que são consideradas organizações da sociedade civil, para os fins da referida lei, e a necessidade de observância da Lei de Licitações e Contratos nas parcerias.
- Os três instrumentos que podem ser celebrados entre o poder público e as organizações da sociedade civil e as hipóteses previstas pela lei em questão para cada um deles.
Em matéria de concurso público para ingresso de pessoal no serviço público, responda as perguntas a seguir de forma objetivamente fundamentada e de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal.
a) É constitucional lei estadual que dispõe que, em concurso público para ingresso na carreira militar estadual, das vagas ofertadas no edital, 15% serão destinadas às candidatas do gênero feminino? Discorra sobre o tema.
b) É constitucional a vedação a que candidato aprovado em concurso público venha a tomar posse no cargo, por não preencher os requisitos de gozo dos direitos políticos e quitação eleitoral, em razão de condenação criminal transitada em julgado?



