Tendo em vista que o processamento de dados envolve uma série de atividades executadas de maneira ordenada, resultando em um arranjo de informações úteis para determinado objetivo, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Descreva como funciona o processamento em lote. [valor: 1,25 ponto]
2 Descreva como funciona o processamento em tempo real. [valor: 1,25 ponto]
3 Cite uma situação em que o processamento em lote é o mais indicado e uma situação em que o processamento em tempo real é o mais indicado. [valor: 2,25 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ecossistema de Dados pode ser conceituado como um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que interagem e direta ou indiretamente consomem, produzem, fornecem dados e outros recursos relacionados.
Segundo o Relatório Dados para uma vida melhor, publicado em 2021 pelo Banco Mundial, o Ecossistema de Governança de Dados de uma nação é a definição da abordagem de Governança de Dados que tem um papel central para o governo (órgãos, entidades, autarquias e fundações do poder executivo federal, órgãos dos poderes legislativo e judiciário, órgãos públicos dos estados e municípios), mas que pressupõe a atuação de entidades da sociedade civil e cidadãos, setor priva…
O COSIF (Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional) é um plano de contas utilizado pelas instituições financeiras no Brasil para padronizar e organizar a contabilidade do sistema financeiro nacional. Ele é regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e serve como referência para as demonstrações contábeis e relatórios das instituições financeiras.
A seguir, é mostrada parte da listagem (adaptada) do Plano de Contas COSIF (tabela ContasCOSIF):
| Código | Descrição | Data Início | Data Fim | Duração (dias) | Tipo | Aplicável a FIDC | Aplicável aos demais Fundos |
| 12135028 | TPF – TN | 01/02/2004 | 31/07/2004 | 181 | N | Sim | Sim |
| 12135042 | TPF – BCB | 01/02/2004 | 31/07/2004 | 181 | N | Sim | Sim |
| 1214000… |
Na figura, está representado um modelo de dados de um sistema de comércio eletrônico.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/cartilha-de-governanca-de-dados-ecossistema-de-dados.pdf
Tendo por contexto os conceitos apresentados no texto e na figura acima, elabore um texto dissertativo a respeito de Data Warehouse, abordando, necessariamente, os seguintes elementos:
- A definição e as principais características de um Data Warehoute [valor: 4,75 pontos].
- Os conceitos de tabela fato e de tabela dimensão e as classificações de cada uma das tabelas indicadas na figura [valor: 4,75 pontos].



