A BNCC do ensino fundamental para os anos iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Como destacam as Diretrizes Curriculares Nacionais, a maior desenvoltura e a maior autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam suas interações com o espaço. A relação com múltiplas linguagens, incluindo usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens na escola e para além dela. A afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças.
Internet: <basenacionalcomum.mec.gov.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito de práticas diversificadas de letramento para os anos iniciais de acordo com a BNCC do ensino fundamental. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 definições e diferenças entre alfabetização e letramento; [valor: 3,50 pontos]
2 formas de estímulo do letramento para o espírito criativo, lógico e crítico; [valor: 3,00 pontos]
3 formas de contribuição do letramento para a construção da autonomia. [valor: 3,00 pontos]
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1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
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- o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
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- o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
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1 Cite duas finalidades da educação básica e três finalidades do ensino superior. [valor: 10,00 pontos]
2 Estabeleça a diferença entre a base curricular da educação básica e a do ensino superior. [valor: 9,00 pontos]



