
Por intermédio de suas gravuras, Bry emitiu opiniões e inseriu os tupinambás no imaginário europeu. Uma análise menos etnográfica e mais cultural de sua obra permite detectar os debates teológicos, as disputas religiosas e os estereótipos — caldo cultural em que se inseriam os produtores dos textos e das imagens. Enfim, ao representar os indígenas, o artista não se prendeu apenas à realidade e à tradição indígena descritas pelos viajantes, mas procurou inserir nas gravuras questões palpitantes de seu tempo como forma de chamar a atenção de seus contemporâneos para a obra produzida.
Ronald Raminelli. Eva Tupinambá. In: Mary del Priore. História das mulheres no Brasil. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2001 (com adaptações).
Tendo como referência a imagem e o fragmento de texto apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do significado dos ritos culturais de povos indígenas brasileiros em contraste com a interpretação dada a eles por artistas europeus como Theodor de Bry. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 antropofagia como ritual cultural dos tupinambás; [valor: 3,50 pontos]
2 exemplos de elementos materiais e simbólicos do ritual antropofágico dos tupinambás; [valor: 2,50 pontos]
3 abordagem cultural evidenciada na gravura de Theodor de Bry. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



