A ação penal militar, por ser instrumento de responsabilização criminal no âmbito castrense, possui características próprias em relação à sua natureza, à legitimidade para o seu exercício e ao procedimento inicial da denúncia. Nesse seara, a definição da competência é essencial para assegurar a jurisdição adequada e garantir o devido processo legal.
Com base na legislação e doutrina aplicáveis, responda, de forma dissertativa, aos seguintes questionamentos:
1) Qual é a natureza jurídica da ação penal militar nos crimes definidos pelo Código Penal Militar? Existe ação penal militar de iniciativa privada? Quais os requisitos formais para apresentação da denúncia no processo penal militar? [valor: 9,50 pontos]
2) Quais as hipóteses ensejam a rejeição da denúncia no âmbito da Justiça Militar? [valor: 9,50 pontos]
3) Em quais hipóteses atua a Justiça Militar da União e a Justiça Militar dos Estados? Qual a distinção entre Desaforamento e conflito de competência? [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Enzo Alexssander Silva, nascido em 26 de novembro de 2003, foi selecionado e regularmente convocado para prestar o serviço militar na 111ª Companhia de Apoio de Material Bélico do Exército Brasileiro. A convocação estabelecia que ele deveria ser apresentar na Companhia até o dia 1º de março de 2023. Contudo, não se apresentou dentro do prazo estipulado.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o previso no Código Penal Militar e no Código de Processo Penal Militar, redija um texto abordando, necessariamente, o que se pede a seguir:
- A conduta apresentada caracteriza crime militar? Se positivo, discorra sobre as características do crime; [Valor: 0,71 ponto]
- Na situação, poderá se…
No dia seguinte à sua promoção, o segundo-tenente Silva, integrante do quadro de oficiais combatentes da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), praticou crime de extorsão simples contra o proprietário de um posto de combustível localizado na capital do estado, durante o serviço policial militar. A referida conduta é tipificada no artigo 243 do Código Penal Militar (CPM), para a qual é prevista pena de reclusão de quatro a quinze anos. Em seu julgamento, o policial foi condenado a uma pena privativa de liberdade de quatro anos de reclusão.
Em face do caso hipotético apresentado, atenda, com fundamento no Código Penal Militar (CPM) e no Código de Processo Penal Militar (CPPM), ao …
Descreva, com base no disposto na Lei n.º 13.964/2019, cada uma das etapas da cadeia de custódia que se seguem à coleta de vestígios.



