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Q408778 | Matemática Financeira
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática30 linhas

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O Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Fazenda, tem buscado otimizar a alocação de recursos públicos e fomentar investimentos no setor produtivo. Diante disso, foi elaborado um estudo técnico para subsidiar decisões financeiras e tributárias, considerando três situações que impactam a gestão pública estadual:
I. Aquisição de Equipamento para Modernização da Receita Estadual: a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ) avalia a compra de uma nova máquina de processamento de dados para aprimorar os sistemas de arrecadação e fiscalização tributária. O equipamento custa R$ 160.000 e tem vida útil estimada de 3 anos, com valor residual de R$ 25.289. Os benefícios líquidos anuais esperados com a modernização são de R$ 49.500, R$ 75.020 e R$ 49.912,50, respectivamente. O estudo técnico, considerando uma taxa mínima de atratividade (TMA) de 10% ao ano e adotando as aproximações , concluiu que o Valor Presente Líquido (VPL) é negativo, tornando inviável o investimento.
II. Liquidação de Dívida Vinculada a Convênio Federal: o estado do Rio de Janeiro precisa quitar uma dívida de R$ 25.200,00 referente a um convênio firmado com a União para investimentos em infraestrutura urbana. O pagamento será realizado por meio de duas prestações iguais, vencendo a primeira em 2 anos e a segunda em 3 anos. O estudo técnico utilizou uma taxa de juros compostos de 10% ao ano e concluiu que o valor de cada prestação será de R$ 15.972,00.
III. Antecipação de Receita Pública via Desconto Racional Simples: a SEFAZ-RJ analisa a antecipação do recebimento de uma nota promissória de R$ 4.200,00, decorrente de um pagamento de serviços prestados ao Estado por uma empresa contratada. O pagamento estava programado para ocorrer em quatro meses, mas a Secretaria cogita realizar o desconto do título antes do vencimento.

O estudo técnico afirma que, caso a nota seja quitada antecipadamente com um desconto racional simples de 10% ao mês, o valor a ser recebido será inferior a R$ 2.800,00.
Com base nessas informações, analise criticamente os cálculos apresentados e elabore um relatório [valor: 11,50 pontos] que responda de maneira justificada ao que se pede a seguir:

1. O estudo técnico está correto ao afirmar que o VPL da aquisição do equipamento para modernização da Receita Estadual é negativo e, portanto, inviável economicamente à taxa mínima de atratividade de 10% ao ano? Justifique. [Valor: 12,00 pontos]
2. O estudo técnico apresentou corretamente o cálculo do valor das prestações para a liquidação da dívida do convênio federal? Justifique. [Valor: 12,00 pontos]
3. O estudo está correto ao afirmar que o valor a ser recebido pelo Estado do Rio de Janeiro na antecipação da nota promissória será menor que R$ 2.800,00? Justifique. [Valor: 12,00 pontos]
Obs.: não é necessário expor todos os cálculos, sendo suficiente apresentar apenas o valor final, caso seja necessária alguma correção.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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