A empresa Beta S.A., grande consumidora de energia elétrica, ingressou com ação judicial pleiteando a repetição do ICMS cobrado sobre a demanda contratada e não utilizada. O Estado X contestou o pedido, argumentando que a empresa não possuía legitimidade ativa para pleitear a restituição do indébito, pois não era a contribuinte de direito do imposto. Alegou, ainda, que a restituição exigiria a comprovação de não repasse do encargo ao consumidor final, bem como que o direito à compensação dos valores pagos a maior dependeria do cumprimento de requisitos administrativos.
Com base na situação hipotética, responda, justificadamente:
1. O consumidor final de energia elétrica pode pleitear a repetição do ICMS cobrado sobre a demanda contratada e não utilizada? Explique com base na jurisprudência. [Valor 6,00 pontos]
2. A compensação dos valores pagos a maior pelo consumidor final pode ser condicionada ao cumprimento de requisitos formais na esfera administrativa? Explique com base na jurisprudência. [Valor 6,00 pontos]
3. O direito à restituição do tributo pago indevidamente pode ser condicionado à comprovação de que o encargo econômico do tributo não foi transferido a terceiros? Explique com base no Código Tributário Nacional (CTN). [Valor 6,00 pontos]
4. O CTN admite a restituição do tributo pago indevidamente? Explique com base no CTN. [Valor 5,75 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em sede de ação direta de inconstitucionalidade transitada em julgado, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de determinada lei estadual, que previa a cobrança de uma alíquota adicional de 1% referente ao ICMS.
A empresa Ômega, contribuinte de ICMS, havia sido enquadrada na referida lei, razão pela qual, com a declaração de inconstitucionalidade de tal lei, apresentou requerimento administrativo pleiteando a restituição dos valores pagos referentes à alíquota adicional.
A área de fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda, em análise preliminar, opôs-se ao pedido sob o fundamento de que, conforme constatado em exame da contabilidade da empresa requerente, os valore…
O chefe do Poder Executivo do Distrito Federal (DF) propôs, em setembro de 2024, projeto de lei para a instituição de um novo programa de recuperação fiscal (REFIS A), destinado a contribuintes com débitos tributários inscritos em dívida ativa do DF. Além das reduções dos juros e das multas dos débitos tributários, o governo do DF pretende conceder, com o programa, desconto de 50% sobre o valor principal do débito, admitindo o parcelamento da dívida em 60 meses. Na exposição de motivos desse projeto de lei, a Secretaria de Fazenda do DF apresentou a estimativa do impacto orçamentário-financeiro do REFIS A sobre as contas públicas para os anos de 2024, 2025 e 2026 e previu que a compensação o…
A empresa TechBrasil Ltda., sediada em Sergipe, contratou uma empresa norte-americana para o fornecimento de licença anual de software de gestão e suporte remoto, utilizados exclusivamente em território nacional. No mesmo exercício, a TechBrasil também importou uma máquina industrial da Alemanha, mas parte da carga foi devolvida ao exportador em razão de defeito técnico constatado logo após a chegada ao porto.
Considerando a disciplina da Lei Complementar nº 214/2025, responda de forma fundamentada:
- Como se caracteriza a importação de bens imateriais e serviços para fins de incidência do IBS e da CBS, e quem é o contribuinte nessas operações? [Valor: 20,00 pontos]
- No caso da importação de b…



