Texto 1
O comércio ilegal de espécies animais é considerado tráfico de animais e tem sido combatido ao redor do mundo pela ONU, pelo Estado e por organizações não governamentais que atuam na área ambiental. Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, foi realizada em Genebra, na Suíça, a 77ª reunião do Comitê Permanente da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção das Nações Unidas (CITES). Essa Convenção internacional, da qual o Brasil é signatário, analisou diversas propostas para regulamentar o comércio mundial de animais selvagens. Entre essas propostas estava uma que recomendava o incentivo do comércio internacional das espécies brasileiras Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) e Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). A Ararinha-azul, personagem do filme Rio, já foi declarada extinta na natureza e a Arara-de-lear está sob risco de extinção.
(Adaptado de: https://renctas.org.br/ameaca-onu-ira-votar-proposta-que-pode-autorizar-o-comercio-internacional-de-araras-brasileiras-ameacadas-de-extincao/).
Texto 2
Durante o encontro (77ª reunião do Comitê Permanente da CITES), o representante do governo brasileiro deixou bem clara a posição do país, contrária a qualquer tipo de comercialização das aves. As autarquias federais Ibama e ICMBio manifestaram-se terminantemente contrárias ao comércio de ararinhas-azuis e araras-azul-de-lear, mesmo sob o argumento de custear ações para programas de conservação, não tendo aprovado sua venda sob qualquer justificativa. Outros países que participaram do evento da Cites apoiaram a posição do Brasil, entre eles, Indonésia, Quênia, Honduras, México e outros. Todos eles demonstraram extrema preocupação com a eventual possibilidade da liberação desse tipo de comércio.
(Adaptado de: https://conexaoplaneta.com.br/blog/rejeitada-proposta-para-a-comercializacao-de-araras-brasileiras-durante-reuniao-da-cites-na-suica/).
Tendo como base os textos motivadores, elabore um texto dissertativo sobre a a proteção da fauna. Em seu texto, discorra necessariamente:
- O conceito de fauna, bem como a concepção da sua proteção, estabelecendo uma relação entre o caso concreto citado nos textos e a teoria da biologia da conservação; [valor: 8,00 pontos]
- Os principais marcos legais de proteção à fauna, no âmbito internacional e nacional; [valor: 5,00 pontos]
- Os prejuízos do tráfico de animais silvestres à fauna, bem como as medidas que podem ser utilizadas para coibir a prática de crimes ambientais como este. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As mudanças climáticas têm provocado desastres naturais de grandes proporções em todo o mundo, associados a inundações graduais ou bruscas, vendavais, granizos, escorregamentos, secas e estiagens, que, em condições normais, são considerados fenômenos naturais por fazerem parte do ciclo natural da água e desempenhar um importante papel na vida da fauna, da flora e do homem. Em decorrência da ação do homem sobre o ambiente, esses fenômenos passam a constituir uma ameaça já que podem causar danos e prejuízos ao bem-estar da sociedade. A ocorrência de danos em determinada localidade depende das vulnerabilidades associadas às condições do ambiente, sendo possível preparar a sociedade para minimiz…
Após ser retomado, o Fundo Amazônia captou no ano passado os maiores valores em doações desde 2009. Foram R$ 726 milhões com origem em países parceiros, sendo o principal doador o Reino Unido. O valor só fica atrás do R$ 1,9 bilhão recebido há mais de uma década.
O fundo é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, gerido pelo BNDES e apoia projetos de monitoramento e combate ao desmatamento, além de promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica. O fundo também apoia projetos alinhados ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
“O impacto esperado deste conjunto de ações envolve a gestão territorial e ambiental…
Texto I
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-membros das Nações Unidas em 2015, fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro. Em seu cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – em uma parceria global. Eles reconhecem que acabar com a pobreza e outras privações deve andar de mãos dadas com estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico – tudo isso enquanto combatem as mudanças climáticas e trabalham para preserv…



