Em meados dos anos 2000, iniciou-se a prática ilegal da atividade de mineração, realizada pela mineradora Minas S.A., nos territórios indígenas Potiguar e Caetés, no município Beta, estado AB. A exploração ilegal vem prejudicando as práticas sustentáveis e econômicas realizadas pelas populações tradicionais e nativas, impactando negativamente, causando progressivo desmatamento, contaminação de rios e perda de biodiversidade.
São exemplos de atividades sustentáveis, praticadas pelas populações indígenas: a coleta de castanha-do-pará, o manejo sustentável de madeira e a exploração do ecoturismo, as quais demonstram que é possível gerar renda sem devastar o ambiente.
De outro lado, a atividade mineradora tem causado impacto social negativo porque há aumento da violência contra as comunidades indígenas, além da perda de territórios tradicionais e da ameaça à soberania alimentar destes povos. Nos últimos anos, houve ainda a judicialização de conflitos, pois as lideranças indígenas frequentemente recorrem à Justiça para bloquear projetos de mineração, embora venham enfrentando resistência por parte do governo e dos que defendem interesses econômicos.
Percebe-se que, na situação vivenciada pelos povos indígenas (Potiguar e Caetés) e a mineradora Minas S.A., há um conflito de interesses e de atividades que adotam modelos econômicos distintos, a saber: o modelo econômico sustentável versus o modelo predatório. Tais modelos põem em evidência as concepções aparentemente contrapostas de saberes tradicionais e científicos.
Tendo como base a situação hipotética, elabore um texto dissertativo sobre a relação entre os conhecimentos tradicionais e a sociobiodiversidade. Em seu texto, discorra necessariamente sobre os tópicos a seguir:
- A relação entre os conhecimentos tradicionais e a sociobiodiversidade, identificando no caso hipotético a relevância dessa relação; [valor: 6,00 pontos]
- A concepção de conhecimentos tradicionais e científicos, fazendo menção à aplicação prática desses conceitos no caso em análise; [valor: 6,00 pontos]
- As medidas cabíveis para equilibrar a relação entre os modelos econômicos sustentáveis e predatórios, bem como a identificação de normas nacionais e internacionais que subsidiam a prevalência de modelos sustentáveis. [valor: 7,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em determinado estado da Federação, no qual ainda não foi editada lei que disponha sobre o regime jurídico dos servidores públicos, o governador pretende criar uma autarquia para a execução da política de regularização fundiária em áreas rurais e instituir empresa pública direcionada ao exercício de atividade econômica. Segundo a proposta do governador, os servidores do quadro permanente da autarquia serão submetidos ao regime celetista e os da empresa pública, ao regime estatutário.
A partir da situação hipotética apresentada, responda, em um texto dissertativo, aos seguintes questionamentos, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), a legislação pertinente e a jurisprudência do ST…
O órgão X, integrante da administração pública do DF, realizou licitação para a contratação de determinado serviço, pelo prazo de 2 anos. Na licitação, consagrou-se vencedor o consórcio ALFA, que, formado por duas empresas de pequeno porte (EPP), apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 25 milhões. Decorridas todas as fases da licitação, com a celebração do respectivo contrato administrativo, a empresa BETA, que não participara do certame, apresentou denúncia ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) embasada em supostas irregularidades que teriam ocorrido na referida licitação e no seu respectivo contrato, a seguir descritas.
→ O edital da licitação não autorizava a participação …
Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 e o entendimento jurisprudencial do STF referente à improbidade administrativa, redija um texto dissertativo, de maneira fundamentada, abordando os seguintes aspectos:
1 – natureza do ato de improbidade administrativa; [valor: 0,90 ponto]
2 – evolução da legislação e da jurisprudência do STF acerca das modalidades do ato de improbidade, considerando o elemento subjetivo; [valor: 1,40 ponto]
3 – possibilidade, ou não, de retroatividade da legislação mais benéfica ao agente de ato de improbidade, no contexto do direito administrativo sancionador; [valor: 0,80 ponto]
4 – prescritibilidade das ações de ressarcimento ao erá…



