O DAMA-DMBOK (Data Management Body of Knowledge) destaca a importância de tratar os dados como um ativo organizacional e apresenta estratégias, frameworks, ferramentas e melhores práticas para gerenciar os dados de forma eficaz. Ele fornece insights sobre o papel da gestão de dados nas organizações, destacando os desafios e oportunidades associados ao manuseio ético, seguro e estratégico dos dados para maximizar seu valor e impacto. Para isso, ele propõe um framework que se aprofunda em 11 áreas do conhecimento que constroem o escopo geral de gestão de dados. A primeira delas, pilar central do framework, é a Governança de Dados, que estabelece direcionamentos e supervisão para o gerenciamento de dados, definindo um sistema de direitos de decisão sobre os dados que atenda às necessidades da empresa.
Acerca do tema, responda ao que se pede a seguir.
a) Além da Governança de Dados, cite 5 áreas do conhecimento abordadas no DAMA DMBOK.
b) Descreva resumidamente as áreas listadas no item a).
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Supervisão do Banco Central na Instituição Financeira Darkside é avaliada pelo TCU
Agência Planeta Diário, em 18 de Brumário de 20×5.
O Tribunal de Contas (TC) realizou auditoria operacional para avaliar a eficácia e a eficiência da supervisão bancária exercida pelo Banco Central (BC) na Instituição Financeira Darkside. O período abrangido foi de 20×2 a 20×3, e foi feita comparação com a supervisão bancária exercida nas atividades comuns dos bancos privados de portes semelhantes.
(…)
Quanto à área de TI da Darkside, apesar das medidas adotadas nos últimos anos e da atuação da supervisão do Banco Central, o TC apontou a necessidade de manutenção de esforços para que a ár…
Durante a modernização da gestão pública, impulsionada pelas exigências da nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), diversos órgãos federais, estaduais e municipais iniciaram projetos de digitalização de seus processos de compras e contratações. Em busca de maior transparência, agilidade e eficiência, essas iniciativas envolvem a adoção de novos sistemas eletrônicos, muitas vezes interligados a plataformas federais como o ComprasGov.br.
No entanto, a implantação desses sistemas tem se deparado com obstáculos recorrentes: falhas de comunicação entre áreas, sobreposição de responsabilidades, retrabalho e atrasos nos cronogramas. Um exemplo recorrente é a ausência de clareza sob…
Determinado órgão, integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP), do Poder Executivo Federal, teve um dos seus processos de contratação auditados por órgão de controle competente. No relatório de auditoria desse órgão, foram destacados os aspectos abaixo:
I. objeto de contratação delegando à contratada gestão da segurança da informação do órgão;
II. objeto de contratação incluindo duas soluções de TI em um único contrato, sendo uma delas para suporte técnico aos processos de planejamento das soluções de TI sob supervisão de servidores do órgão;
III. contratação de objeto sem que o órgão possua planejamento estratégico formalmente documentado;
IV. cláu…



