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Q388193 | Direito Administrativo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023
Órgao: TC-DF - Tribunal de Contas do Distrito Federal
Cargo: Auditor de Controle Externo - TC-DF
Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática50 linhas

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Pautado pela transparência e pela segurança das informações, o TCDF tem adotado diversas iniciativas para garantir o pleno cumprimento das disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por meio da Portaria n.° 141/2021, a corte instituiu grupo de trabalho com a finalidade de elaborar estudo e identificar as medidas necessárias para regulamentar a LGPD no âmbito do TCDF.

As ações do grupo de trabalho resultaram na instituição do Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD), por meio da Resolução n.° 347/2021, e na indicação da comissão encarregada pelo tratamento de dados pessoais no tribunal, com designação dos seus membros pela Portaria n.° 192/2021.

A implementação da LGPD abrange todas as áreas do tribunal, com o objetivo de alcançar uma transformação cultural em relação ao tratamento das informações pessoais e sensíveis dos cidadãos no âmbito da administração pública. Dessa forma, o Comitê Gestor de Proteção de Dados está empenhado em concretizar esse desafio e assim garantir a completa aderência da corte de contas aos preceitos da LGPD.

Entre as ações definidas no plano de trabalho está a ação de número 15 – propor a atualização da política de segurança da informação (diretrizes, normas e procedimentos).

Internet: <www2.tc.df.gov.br> (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente como meramente motivador, redija, na condição de auditor de controle externo do TCDF, um parecer, em conformidade com o Manual de Redação Oficial do Tribunal de Contas do Distrito Federal (2.ª edição), em que seja realizada uma análise do que preconiza a Lei n.º 13.709/2018 (LGPD) e suas alterações, de modo a subsidiar atualizações normativas do TCDF.

Em seu texto, atribua ao parecer o número 9.876/202X, considere o Processo n.º 1.234/202X e atenda ao que se pede a seguir.
1 Apresente uma introdução a respeito da LGPD e cite três características importantes dessa lei.
2 Defina controlador de dados e descreva três de suas possíveis responsabilidades.
3 Defina operador de dados e descreva três de suas possíveis responsabilidades.
4 Defina encarregado de dados e descreva três de suas possíveis responsabilidades.
5 Conclua o parecer com quatro recomendações fundamentadas que o TCDF deve adotar segundo o que preconiza a LGPD.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito Administrativo
BancaCebraspe (Cespe)

Discorra, de maneira fundamentada, a respeito da acumulação remunerada de cargos públicos, abordando os seguintes aspectos:

1 – panorama da disciplina constitucional acerca da acumulação remunerada de cargos públicos; [valor: 2,35 pontos]

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3 – parâmetros definidos pela jurisprudência do STF em relação à cumulação de proventos de aposentadoria ou pensões por morte decorrentes de ocupação de cargos públicos, bem como ao alcance da Emenda Constitucional n.º 20/1998. [valor: 1,50 ponto]

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1 Discorra sobre a contratação direta, apresentando os casos previstos na lei. [valor: 4,75 pontos]

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