A gestão de risco em investimentos sempre foi um processo primordial para a boa governança. Essa necessidade ficou ainda maior diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que tornou os processos mais acelerados. O risco “é a probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados”. Assim, ao se estabelecer uma estratégia de investimento, fica clara a importância da separação dos riscos: aquele que pode ser diversificado pelos investidores e aquele que não pode.
Acerca das estratégias de investimentos, discorra sobre os seguintes pontos:
1) Apresente a definição ativo livre de risco e fronteira eficiente.
2) Explique as razões para a redução do efeito da diversificação na carteira eficiente.
3) Descreva a premissa e a vantagem do modelo de valor em risco (VaR).
4) Esclareça por que se pode associar a teoria das carteiras (portfólio) à utilização do VaR.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um gestor de uma carteira de investimentos está avaliando a inclusão de uma Letra do Tesouro Nacional (LTN) em sua carteira. O título possui vencimento em 2 anos (504 dias úteis). A taxa de juros atual do mercado é de 10% ao ano.
Acerca do apreçamento de instrumentos de renda fixa e do cálculo do valor em risco (VaR), considerando a situação hipotética precedente, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1) Informe as características da Letra do Tesouro Nacional e calcule o preço atual do título. [valor: 7,00 pontos]
2) Explique as características da duration e da convexidade, informando como elas podem auxiliar na gestão da carteira. [valor: 16,50 pontos]
3) Discorra …
A gestão eficiente de investimentos requer por parte do aplicador um entendimento claro de algumas premissas, tais como: horizonte de investimento, objetivos, limitações orçamentárias e tolerância ao risco. A combinação desses fatores, e nunca apenas um de maneira isolada, é que definirá a estratégia de investimento apropriada, na qual a alocação de Investimentos é uma peça-chave.
Assim, uma empresa está avaliando três diferentes tipos de investimentos, que foram classificados como independentes e sem restrição orçamentária. Para isso, na avaliação do risco do investimento, a empresa estimou a taxa interna de retorno e o coeficiente beta, observando os seguintes dados:
| Investimento | E (TIR… |
O Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil analisou indicadores de Patrimônio de Referência, apurado segundo a regulamentação prudencial vigente, bem como outros indicadores relevantes, e detectou que o Banco Bancal S.A. apresentou, na data base 12/20X3:
- Índice de imobilização de 10%;
- Exposição a um único conglomerado correspondente a 30% de seu patrimônio de referência;
- Desenquadramento na exigência de capital (Patrimônio de Referência);
- Perspectiva de deterioração da situação econômico-financeira; e
- Deficiência nos controles internos.
Com base nessas informações e com fundamento nos índices analisados, um Analista do Banco Central do Departamento…



