O Conselho Nacional de Justiça, pela Resolução n. 335/2020, instituiu a Plataforma Digital do Poder Judiciário – PDPJ-Br, com o objetivo de consolidar todos os sistemas eletrônicos do Judiciário brasileiro em um ambiente unificado, implantando o conceito de desenvolvimento comunitário, em que todos os tribunais contribuem com as melhores soluções tecnológicas para o aproveitamento comum. Trata-se de uma plataforma única para a publicação e disponibilização de aplicações, microsserviços e modelos de inteligência artificial (IA), por meio de computação em nuvem.
No dia 6 de janeiro de 2021, foi celebrado um termo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima para que o Sistema Mandamus integre a Plataforma Digital do Poder Judiciário – PDPJ-Br, tornando-se assim o modulo nacional de cumprimento de mandados baseado no emprego de inteligência artificial, ficando, em breve, disponível para todos os tribunais interessados, independentemente do sistema processual eletrônico adotado.
Desde fevereiro de 2021, uma equipe de desenvolvedores, que são servidores efetivos do TJRR, foi deslocada para Brasília, para trabalhar no Conselho Nacional de Justiça, com o desafio de nacionalizar o sistema, tornando-o capaz de integrar aos diversos sistemas processuais eletrônicos. Em breve, a equipe do TJRR receberá apoio técnico de outros tribunais que estão em vias de ingressar na PDPJ-Br como criadores de tecnologia.
Trata-se de projeto revolucionário no Judiciário brasileiro, que para muito além de apenas promover uma coalização de esforços para o desenvolvimento de uma plataforma nacional de processo eletrônico, dará o salto definitivo na consolidação da Justiça Digital brasileira.
Texto extraído de https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2021/12/Livro-Inovacao-judicial.pdf
Considerando o caráter motivador do texto apresentado, discorra sobre a PDPJ abordando, necessariamente, os objetivos [valor: 3,50 pontos], os conceitos abrangidos pelas soluções da PDPJ [valor: 3,00 pontos] da PDPJ, além de ações inerentes ao programa MoReq-Aval [valor: 3,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Publicada no dia 23 de dezembro de 2022, a Instrução Normativa SGD/ME n° 94 dispôs sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal.
À luz da referida IN, elabore um texto dissertativo sobre as fases do processo de contratação abordando, necessariamente, respostas para os seguintes questionamentos:
1) as atribuições e os requisitos inerentes ao integrante técnico da equipe de planejamento da contratação [valor: 3,00 pontos];
2) os principais documentos a serem produzidos na fase de planejamento da co…
Durante uma auditoria técnica, uma equipe de administradores identificou que diversos servidores estavam apresentando degradação de desempenho durante os horários de pico. O relatório dessa auditoria apontou, também, falhas de comunicação entre as equipes de infraestrutura e desenvolvimento, que não possuíam registros unificados acerca do comportamento dos serviços.
À luz da governança de TI, das boas práticas de gestão de serviços, desempenho e comunicação entre equipes, elabore um texto dissertativo abordando as possíveis causas técnicas e operacionais da degradação de desempenho dos servidores [valor: 3,00 pontos], os impactos dessa situação para os serviços e usuários [valor: 3,00 pontos…
A matrícula dos candidatos em uma instituição de ensino superior é realizada mediante apresentação dos documentos pessoais, além de documentos específicos de acordo com a natureza da reserva de vaga escolhida pelo candidato (negro, pardo ou indígena; baixa renda e deficiência), certificado de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos) e a certificação de e quitação eleitoral (no caso de eleitores). Para candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada pelos pais ou por um procurador com documento de identificação (RG) e procuração.
A seguir, é mostrado como se desenvolve o processo de matrícula:

Considerando as informações presentes no texto apresentado, discorra sobr…



