Uma trabalhadora de um frigorífico de abate de aves, que trabalha em pé fazendo a lavagem e os primeiros cortes da carne dos animais que lhes chegam pendurados em ponte rolante, procura atendimento ortopédico com queixas de omalgia à direita. No exame, o médico ortopedista observa dor e testes de Neer, Jobe e Garber visivelmente positivos, sem outros sinais significativos. O ortopedista procedeu ao tratamento clínico, e enviou relatório ao serviço médico da empresa citando o diagnóstico e recomendação para a troca de posto de trabalho ao retornar, em caráter definitivo, para não ocorrer agravamento do quadro com a necessidade de um futuro tratamento cirúrgico de tendinorrafia. O médico emitiu, ainda, um atestado médico sugerindo afastamento de 25 (vinte e cinco) dias do trabalho, para repouso terapêutico, o que foi acatado pela perícia médica previdenciária.
Tendo em vista este quadro, elabore um texto contendo as respostas para as seguintes questões:
1. Qual é o diagnóstico provável, com o nome da síndrome dada para o caso?
2. Quais são os tipos de movimentos realizados no trabalho que devem ter contribuído para o desenvolvimento deste quadro clínico?
3. Quais músculos devem estar acometidos?
4. Qual o procedimento que o serviço médico da empresa deverá tomar para que a trabalhadora tenha acesso aos benefícios previdenciários de natureza acidentária?
5. Qual procedimento de Vigilância Epidemiológica, junto ao Sistema Único de saúde (SUS), o serviço médico da empresa deve providenciar?
6. Quais benefícios previdenciários a trabalhadora terá direito caso, relacionados com seu período de afastamento e retorno ao trabalho?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia a anamnese a seguir.
Mulher de 68 anos, com hipertensão arterial e dislipidemia foi submetida à artroplastia total do quadril esquerdo devido à os teoartrite com limitação funcional e dor crônica. Estava em uso de losartana e atorvastatina, não apresentando outras comorbidades ou cirurgias prévias e com exames pré-operatórios normais. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.
A prescrição de pós-operatório apresentava apenas dipirona regular, omeprazol em jejum e compressão pneumática intermitente de membros inferiores durante 48 horas, até começar a deambular com auxílio.
No quinto dia de pós-operatório apresentou episódio de perda súbita da consciência ao se levantar do leito. Foi p…
Mulher de 62 anos apresenta um episódio depressivo grave. Já foi tentado o tratamento com trazodona mas não houve resposta terapêutica. Ela vem tomando venlafaxina 225mg/dia há oito semanas e apresenta remissão parcial dos sintomas.
Descreva e justifique quais intervenções terapêuticas, baseadas em evidências, estão mais indicadas, neste caso, para se tentar obter uma remissão completa dos sintomas (descreva os medicamentos específicos, não classes terapêuticas).
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
Leia a anamnese a seguir.
Paciente de 40 anos, sexo masculino, previamente hígido, dá entrada na Emergência com febre há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada. ao exame físico está lúcido, corado, hipoidratado +/4+, cianótico +/4+ e anictérico. Pressão arterial: 92 x 54 mmHg; frequência respiratória: 40 irpm, frequência cardíaca: 112 bpm e temperatura axilar: 37,4o C (após uso de dipirona). Ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros. Murmúrio vesicular universalmente diminuído, estando abolido em base direita com estertores crepitantes no hemitórax direito. Abdome e membros sem alterações dignas de nota.
Considerando o quadro exposto, responda aos itens a seguir.
a. A radiografia …



