Em um determinado momento, quatro partidos políticos (A, B, C e D) decidiram se unir para formar uma federação visando participar das próximas eleições proporcionais. À exceção do partido D, que está com o processo de registro ainda em tramitação, os referidos partidos possuem registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desejando formalizar a federação rapidamente, os quatro partidos assinaram um acordo de união e submeteram o pedido de registro da Federação Partidária ao TSE antes da data final do período de realização das convenções partidárias, o acordo foi assinado e encaminhado pelos diretórios estaduais dos partidos já registrados. Além disso, no acordo de federação, os partidos estabeleceram que a união seria reavaliada a cada dois anos, permitindo que qualquer partido se desligasse da federação após esse período.
Considerando a situação narrada, formule um texto dissertativo abordando os seguintes questionamentos:
- Características do Sistema Majoritário; [valor: 10,00 pontos]
- Características do Sistema Proporcional; [valor: 10,00 pontos]e
- Conceito de Federação Partidária, objetivos e requisitos para sua adequada formação. [valor: 13,25 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Caio foi escolhido pela convenção do partido populista para concorrer à eleição do cargo de prefeito do município de Rio Branco/AC no pleito de 2024 e requereu tempestivamente o registro de sua candidatura. O edital com o registro da candidatura foi publicado pela 1.ª zona eleitoral de Rio Branco em 20/8/2024. No dia seguinte, o Ministério Público Eleitoral do estado do Acre recebeu uma denúncia, acompanhada de documentos, informando três fatos a respeito de Caio:
a) suas contas foram rejeitadas definitivamente pelo Tribunal de Contas da União em 2020, em decorrência da aplicação ilegal de verbas federais em convênio firmado com o Ministério da Saúde, quando era prefeito do município de Mano…
No dia 5 de agosto, os integrantes do partido Alfa se reuniram no prédio de uma escola pública municipal, em convenção partidária, a fim de escolher os candidatos que participariam do pleito eleitoral que se aproxima. Na ocasião foram escolhidos diversos nomes para representar o Partido em relação ao cargo de vereador e alguns acabaram sendo desconsiderados. No caso de Pablo, menor de dezessete anos de idade, a desconsideração de seu nome ocorreu ao fundamento de que ele deveria ter dezoito anos completos quando do efetivo eventual registro de candidatura, o que não aconteceria até a data limite de 15 de agosto para os pedidos de registro. Já o pré-candidato Josias que tinha transferido seu …
No contexto de eleições proporcionais surgiram algumas discussões acerca do registro de candidatura e do resultado do pleito. O primeiro ponto diz respeito aos nomes dos candidatos sobre os quais determinados candidatos seriam registrados. Dois candidatos de nome Aníbal Nascimento pretendem concorrer utilizando essa identificação. Um deles alega ter preferência no uso do nome em razão de ser o candidato mais idoso. Por sua vez, o outro afirma ter prioridade pois já teria concorrido, há dois anos, em outro pleito eleitoral, utilizando a identificação pretendida. Posteriormente, nesse mesmo pleito, houve discussão em relação às chamadas sobras eleitorais, uma vez que na segunda fase das sobras…



