Análise as seguintes situações:
- As políticas públicas implementadas passaram por dois estágios: formação de agenda e implementação da política. A justificativa apresentada era de que o cumprimento de todos os estágios ensejaria em uma burocracia desnecessária e prejudicaria a implementação das políticas no prazo previsto.
- Apesar de graves problemas de desigualdade social e econômica, não havia, no Planos de Políticas Públicas do estado, a previsão de implementação de políticas públicas sociais de médio e longo prazo. A justificativa era de que o plano era quadrienal e as políticas públicas sociais são emergenciais, como a de combate à fome, logo, só geram efeitos de curto prazo (um ano).
Considerando a situação hipotética sobre políticas públicas e orçamento público, faça o que se pede a seguir:
- Discorra sobre a Situação 1, apresentando o conceito de políticas públicas e explicando as etapas que compõem os estágios do ciclo de políticas públicas;
- Discorra sobre o Situação 2, apontando necessariamente os efeitos das políticas sociais no médio e longo prazo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Na gestão do Órgão Público XYZ, a equipe identificou a necessidade de reformulação do planejamento estratégico, a fim de promover uma adequada orientação quanto aos objetivos a serem cumpridos para o alcance da visão e da missão organizacional.
Verificou-se, também, que a gestão havia realizado uma análise SWOT sobre o Órgão Público XYZ, cujo resultado identificou que a melhor estratégia a ser adotada pelo órgão seria uma estratégia de crescimento.
Como recomendação ao trabalho, a fim de implementar as estratégias adequadas, foi sugerida a elaboração de uma matriz GUT.
Considerando a situação hipotética apresentada, responda ao que se pede a seguir:
- Discorra sobre as quatro dimensões da si…
Nas últimas décadas, governos, universidades e organizações públicas vêm buscando institucionalizar práticas de inovação, criando estruturas como laboratórios de inovação, núcleos tecnológicos, hubs de cocriação e parcerias público-privadas. Tais arranjos representam uma tentativa de superar a rigidez burocrática e adaptar o setor público às transformações tecnológicas, sociais e econômicas do século XXI.
No entanto, o simples surgimento dessas estruturas não garante resultados. A efetividade da inovação institucional depende de fatores como cultura organizacional, governança e capacidade de articulação entre diferentes atores (Estado, empresas, universidades e sociedade civil).
Considerando…
TEXTO 01
Lei de Proteção de Dados passa a valer em 2021; o que muda?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em agosto de 2018 e entraria em vigor a partir do último dia 17, mas seus efeitos foram adiados para começar a valer a partir do último dia de 2020 – dia 31. Na prática, ela será cobrada a partir de 2021. Uma medida provisória (MP 959/2020) que adiava a vigência da legislação para maio de 2021 foi editada pelo governo federal em abril e aprovada pelo Senado, e na última terça-feira (25) teve aprovação pela Câmara dos Deputados. Apesar de mais um adiamento – o texto original previa o início da vigência para o começo de 2020 – todas as empresas brasileiras que tratam de dad…



