Segundo Farias et. al. (2014), a expressão “aula nossa de cada dia” faz referência à conhecida fórmula datada nos primórdios da escola jesuítica no Brasil, sistematizada na Ratio Studiorum em cinco passos: a prelação do conteúdo feito pelo professor; a contenda ou emulação; memorização, expressão e imitação. Tempos depois, Herbart reorganiza tais momentos de aula em: preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação. Comente sobre aspectos em comum desses modos de organização da aula, que datam do século XVI, mas que ainda podem ser encontrados em práticas docentes atuais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante muito tempo a avaliação foi entendida como um processo excludente em sala de aula. Hoje compreendemos a necessidade de discutir avaliação como forma de contribuir na aprendizagem das crianças. Desse modo, discuta o tema da avaliação escolar no âmbito da educação básica, apresentando desafios e sucessos vinculados à prática pedagógica.
A inclusão escolar é um processo necessário para todas os discentes em sala de aula, apresentando caminhos e possibilidades de uma prática pedagógica emancipatória. Para isso, discuta que estratégias devem ser pensadas no intuito de alcançar uma inclusão com todas as crianças.
Redija um texto dissertativo, na modalidade culta da Língua Portuguesa, acerca das atribuições do Professor de Educação Especial, considerando os seguintes tópicos:
I- A formação acadêmica e continuada do Professor da Educação Especial.
II- O uso da sala de recursos multifuncionais.
III- Caminhos para viabilizar a inclusão do espaço escolar.



