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Q341703 | Direito Econômico
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SP Regula - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo
Cargo: Analista de Regulação de Serviços Públicos

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Com o aumento no preço do combustível e derivados de petróleo e o dissídio de seus funcionários superiores ao índice de reajuste tarifário, a concessionária “ABC”, que explora concessão comum de transporte coletivo de passageiros municipal sub-região urbana “1”, passou a apresentar déficit operacional por meses seguidos. O recebimento de receitas tarifárias não é mais suficiente para operar e modernizar a frota de seus veículos de acordo com o cronograma do plano de investimentos da concessão.

Diante desse déficit, a concessionária apresenta à Agência Reguladora pedido de reequilíbrio econômico-financeiro da concessão ao Poder Concedente e, subsidiariamente, postula a “devolução” da concessão ao Poder Concedente. Demonstra o déficit operacional e pleiteia do Poder Concedente os valores que reputa devidos através de estudos econométricos.

Por outro lado, a Administração Pública afirma em processo administrativo que não dispõe de recursos para o pagamento em dinheiro do reequilíbrio e que é imprescindível a modernização da frota para atendimento da população local, além de novos investimentos em infraestrutura de mobilidade em estudo nessa região carente.

Na mesma oportunidade, a Administração Pública informa que os serviços de transporte urbano de passageiros no Município também são explorados em outra sub-região urbana “2” pelo concessionário “XYZ”. Afirma que essa área é superavitária (pois o desenvolvimento urbano a tornou mais adensada e desenvolvida em relação à sub-região urbana “1”) e que o incumbente já manifestou formalmente interesse em prestar seus serviços a todo território municipal, considerando que a vigência da sua delegação está prestes a expirar. A Administração Municipal questiona, diante disso e do desejo de incrementar mecanismos de regulação tarifária entre as áreas, se é juridicamente viável atribuir a exploração da sub-região urbana “1” diretamente ao concessionário que explora a sub-região urbana “2”.

No que diz respeito a esse cenário hipotético, avalie o cabimento do pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato e responda a indagação da Administração Pública, com a indicação da opção jurídica cabível, se o caso. Fundamente sua resposta à luz das limitações trazidas pelas informações do caso, considerando que todas as alternativas possíveis preenchem os requisitos jurídicos formais de existência e validade.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito Econômico
BancaVunesp

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Determinado Estado da Federação pretende conceder (1) isenção de caráter não geral com relação a certo tributo, bem como (2) cancelar débitos tributários cujo montante mostra-se inferior aos custos de cobrança.

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