A vitimologia é uma disciplina que tem por objeto o estudo da vítima, de sua personalidade, de suas características, de suas relações com o delinquente e do papel que assumiu na gênese do delito.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial – tendo como pano de fundo as graves violações de direitos humanos, em especial o extermínio de milhões de judeus pelos nazistas –, surgiram os primeiros movimentos vitimológicos, de forma que, no final da década de 40, Benjamin Mendelsohn e Von Hentig despontam como precursores da chamada vitimologia. É a partir desse momento que se passa a considerar que a vítima não pode ser tida como um mero objeto material, neutro e passivo sobre o qual recai o delito.
Além disso, ressalta-se no cenário empresarial, que a vitimologia pode enfocar o comportamento de diversos personagens, tais como presidentes, executivos e diretores. Tais funcionários são fortemente expostos a vários escândalos envolvendo as atividades das empresas centrando-se neles todas as responsabilidades possíveis (civil, administrativa e penal), como se fossem os únicos responsáveis pelos acontecimentos. São moldados dentro das empresas para receberem esse tipo de tratamento.
Diante do exposto:
a) Como se denomina a vitimologia descrita no cenário empresarial?
b) Disserte sobre os cinco tipos abordados por Benjamin Mendelsohn em sua classificação das vítimas, esclarecendo sobre a atual relevância da conceituação da vitimodogmática.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os impactos do crime de sequestro sobre as vítimas podem levá-las a desenvolver diferentes síndromes decorrentes do ato sofrido. Duas dessas síndromes – a de Estocolmo e a de Londres – causam nas vítimas sentimentos contrários com relação aos seus sequestradores.
Neste contexto, defina:
a) A Síndrome de Estocolmo.
b) A Síndrome de Londres.
Discorra sobre o tema “Cifras da Criminalidade”, abordando os seguintes itens:
1. O que são Cifras da Criminalidade.
2. Explique a cifra negra.
3. Explique a cifra dourada.
4. Explique a cifra cinza.
5. Explique a cifra amarela.
6. Explique a cifra verde.
7. Explique a cifra rosa.
A identificação do objeto da criminologia é constituída por fatores constitutivos básicos de estudos que foram construídos durante a história evolutiva do saber criminológico.
Neste contexto, considerando a abordagem moderna ou científica, discorra sobre as vertentes do objeto da criminologia.



