sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q341662 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CM SJ dos Campos - Câmara Municipal de São José dos Campos
Cargo: Analista Legislativo

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

O interesse em apontar uma função social da celebridade justifica-se pelo simples fato de essas personalidades, em regra, a ignorarem frente àqueles que lhes concederam esse status. Porém, faz-se necessário delinear a figura da celebridade, antes de passar a abordar os aspectos que implicam a análise da sua função social. Os dicionários descrevem “celebridade” como sendo “pessoa célebre, famosa e de grande notoriedade”. Em verdade, celebridade é a pessoa que se destaca em sua área de atuação, exercendo seu ofício de forma talentosa e notável.

Figurariam como celebridades não só os artistas e atores famosos, mas também os esportistas consagrados, bem como aquelas personalidades que se destacam em suas atividades profissionais. No entanto, há que se verificar se a celebridade possui carisma perante o público, estabelecendo com este um vínculo de confiança.

Outra não é a origem do que chamamos de “função social da celebridade” que a própria Constituição Federal de 1988, em que, desde o preâmbulo, preveem-se valores juridicamente relevantes, como a igualdade, a fraternidade, o bem-estar e principalmente a harmonia social. Em verdade, o sistema jurídico atual está voltado para a sobreposição de valores coletivos e sociais em detrimento de interesses individuais.

(“A função social da celebridade”. /www.jusbrasil.com.br/artigos/a-funcao-social-da-celebridade/121943468. 19.07.2013. Adaptado)

Texto 2

O sérvio Novak Djokovic é um dos maiores tenistas da história. Em 5 de janeiro de 2022, Djokovic pousou em Melbourne para tentar seu décimo título do Aberto da Austrália. Mas, por causa de problemas de visto relacionados a seu status de não vacinado contra a covid-19, foi retido no aeroporto. Além de ser um dos maiores da história do tênis, Djokovic também frequentemente ocupa manchetes por seus comportamentos dentro e fora de quadra e por seu negacionismo científico. A partir de 2020, o número 1 do mundo começou a chamar frequentemente a atenção por fatos negativos relacionados à pandemia de covid-19. Logo no início da crise global de saúde, Djokovic abraçou o negacionismo.

Em abril de 2020 – quando os imunizantes contra a covid-19 ainda estavam em desenvolvimento –, Djokovic disse em uma live com atletas sérvios que é antivacina. “Pessoalmente, sou contra a vacinação, e não gostaria de ser forçado por ninguém a me vacinar para poder viajar”, disse o tenista, antecipando a crise vivida no início de 2022. Um mês depois, reforçou em uma transmissão ao vivo seu viés anticiência. Djokovic disse que acredita que as emoções e o poder da mente são capazes de afetar a qualidade da água. “Conheço algumas pessoas que, através de transformação energética, através do poder da oração, através do poder da gratidão, conseguiram transformar os alimentos mais tóxicos, ou talvez a água mais poluída, na água mais curativa, porque a água reage”, afirmou o sérvio.

O negacionismo de Djokovic apareceu também na organização de um torneio amistoso de tênis nos Bálcãs em junho de 2020. A competição teve arquibancadas lotadas e nenhuma medida de distanciamento social. Além disso, circularam à época imagens de festas fechadas com a presença dos atletas do torneio sem máscara, incluindo Djokovic. A competição não chegou a terminar. A final foi cancelada horas antes de acontecer após diversos diagnósticos da covid-19 entre os participantes. Djokovic esteve entre os que contraíram o coronavírus à época.

(“Djokovic: a estrela do tênis que virou mau exemplo na pandemia”. www.nexojornal.com.br/expresso/2022/01/06/Djokovic-a-estrela-do-tênis-que-virou-mau-exemplo-na-pandemia. 06.01.2022. Adaptado.)

Texto 3

Os órgãos estaduais de transplantes estão reportando ao Ministério da Saúde um aumento no número de notificações e de doações de órgãos. A informação é da coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão. Segundo ela, isso ocorreu após a notícia de que o apresentador Faustão precisa de um novo coração e foi inserido na lista prioritária pelo órgão. “Está sendo um momento importante no sentido de a sociedade discutir e saber o que é, para que serve e como funciona o Sistema Nacional de Transplantes”.

Ainda não há dados oficiais sobre o aumento, já que os números são fechados mensalmente. Mas a coordenadora afirma que espera um bom resultado e um maior debate sobre o tema no país. Temos visto muitas pessoas tirarem dúvidas, fazerem perguntas e se interessando. E os estados já têm nos informado sobre um número maior de notificações e doações. A doença de Faustão pode conscientizar as pessoas. A esperança de quem atua na área é que o caso do apresentador ajude o país a reduzir a alta taxa de recusa de doações pelas famílias.

(“Estados relatam aumento de doadores após Faustão, diz coordenadora nacional”. noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/08/26/stados-ja-relatam-alta-de-doadores-apos-faustao-diz-coordenadora-nacional.htm. 26.08.2023. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

As celebridades precisam se preocupar com a função social que elas exercem?


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaVunesp

TexTo 1

A interação de crianças com a internet ocorre cada vez mais cedo e de forma ampla. Cerca de um terço dos usuários da rede no mundo é de crianças e adolescentes, segundo dados da pesquisa TIC Kids on-line, produzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGO.br). Ao todo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessaram a internet em 2023. Entre as crianças de 9 a 10 anos, 68% disseram ter perfis em redes sociais.

“Importante destacar as oportunidades de aprendizado e entretenimento e acesso a direitos fundamentais dessa presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, mas também os riscos de exploração, exposição e acesso a conteúdos ina propriados”, diz Maria Mello, coorden…

TexTo 1

TexTo 2

O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vive apenas com seus filhos, é formada por mulheres negras, com baixa escolaridade, e está no Norte e Nordeste do país.

Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, não tem uma rede de ap…

Texto 1

Cada vez mais, empresas e fábricas implantam tecnologias acionadas por algoritmos inteligentes e que trabalham lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial (IA) no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da Inteligência Artificial tem potencial para adicionar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.

De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos, mas o que muitas pessoas não veem é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com Inteligência Artificial resolve problemas cotidianos mais recorrentes, principalmente, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários