Texto 1
O interesse em apontar uma função social da celebridade justifica-se pelo simples fato de essas personalidades, em regra, a ignorarem frente àqueles que lhes concederam esse status. Porém, faz-se necessário delinear a figura da celebridade, antes de passar a abordar os aspectos que implicam a análise da sua função social. Os dicionários descrevem “celebridade” como sendo “pessoa célebre, famosa e de grande notoriedade”. Em verdade, celebridade é a pessoa que se destaca em sua área de atuação, exercendo seu ofício de forma talentosa e notável.
Figurariam como celebridades não só os artistas e atores famosos, mas também os esportistas consagrados, bem como aquelas personalidades que se destacam em suas atividades profissionais. No entanto, há que se verificar se a celebridade possui carisma perante o público, estabelecendo com este um vínculo de confiança.
Outra não é a origem do que chamamos de “função social da celebridade” que a própria Constituição Federal de 1988, em que, desde o preâmbulo, preveem-se valores juridicamente relevantes, como a igualdade, a fraternidade, o bem-estar e principalmente a harmonia social. Em verdade, o sistema jurídico atual está voltado para a sobreposição de valores coletivos e sociais em detrimento de interesses individuais.
(“A função social da celebridade”. /www.jusbrasil.com.br/artigos/a-funcao-social-da-celebridade/121943468. 19.07.2013. Adaptado)
Texto 2
O sérvio Novak Djokovic é um dos maiores tenistas da história. Em 5 de janeiro de 2022, Djokovic pousou em Melbourne para tentar seu décimo título do Aberto da Austrália. Mas, por causa de problemas de visto relacionados a seu status de não vacinado contra a covid-19, foi retido no aeroporto. Além de ser um dos maiores da história do tênis, Djokovic também frequentemente ocupa manchetes por seus comportamentos dentro e fora de quadra e por seu negacionismo científico. A partir de 2020, o número 1 do mundo começou a chamar frequentemente a atenção por fatos negativos relacionados à pandemia de covid-19. Logo no início da crise global de saúde, Djokovic abraçou o negacionismo.
Em abril de 2020 – quando os imunizantes contra a covid-19 ainda estavam em desenvolvimento –, Djokovic disse em uma live com atletas sérvios que é antivacina. “Pessoalmente, sou contra a vacinação, e não gostaria de ser forçado por ninguém a me vacinar para poder viajar”, disse o tenista, antecipando a crise vivida no início de 2022. Um mês depois, reforçou em uma transmissão ao vivo seu viés anticiência. Djokovic disse que acredita que as emoções e o poder da mente são capazes de afetar a qualidade da água. “Conheço algumas pessoas que, através de transformação energética, através do poder da oração, através do poder da gratidão, conseguiram transformar os alimentos mais tóxicos, ou talvez a água mais poluída, na água mais curativa, porque a água reage”, afirmou o sérvio.
O negacionismo de Djokovic apareceu também na organização de um torneio amistoso de tênis nos Bálcãs em junho de 2020. A competição teve arquibancadas lotadas e nenhuma medida de distanciamento social. Além disso, circularam à época imagens de festas fechadas com a presença dos atletas do torneio sem máscara, incluindo Djokovic. A competição não chegou a terminar. A final foi cancelada horas antes de acontecer após diversos diagnósticos da covid-19 entre os participantes. Djokovic esteve entre os que contraíram o coronavírus à época.
(“Djokovic: a estrela do tênis que virou mau exemplo na pandemia”. www.nexojornal.com.br/expresso/2022/01/06/Djokovic-a-estrela-do-tênis-que-virou-mau-exemplo-na-pandemia. 06.01.2022. Adaptado.)
Texto 3
Os órgãos estaduais de transplantes estão reportando ao Ministério da Saúde um aumento no número de notificações e de doações de órgãos. A informação é da coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão. Segundo ela, isso ocorreu após a notícia de que o apresentador Faustão precisa de um novo coração e foi inserido na lista prioritária pelo órgão. “Está sendo um momento importante no sentido de a sociedade discutir e saber o que é, para que serve e como funciona o Sistema Nacional de Transplantes”.
Ainda não há dados oficiais sobre o aumento, já que os números são fechados mensalmente. Mas a coordenadora afirma que espera um bom resultado e um maior debate sobre o tema no país. Temos visto muitas pessoas tirarem dúvidas, fazerem perguntas e se interessando. E os estados já têm nos informado sobre um número maior de notificações e doações. A doença de Faustão pode conscientizar as pessoas. A esperança de quem atua na área é que o caso do apresentador ajude o país a reduzir a alta taxa de recusa de doações pelas famílias.
(“Estados relatam aumento de doadores após Faustão, diz coordenadora nacional”. noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/08/26/stados-ja-relatam-alta-de-doadores-apos-faustao-diz-coordenadora-nacional.htm. 26.08.2023. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
As celebridades precisam se preocupar com a função social que elas exercem?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TexTo 1
A interação de crianças com a internet ocorre cada vez mais cedo e de forma ampla. Cerca de um terço dos usuários da rede no mundo é de crianças e adolescentes, segundo dados da pesquisa TIC Kids on-line, produzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGO.br). Ao todo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessaram a internet em 2023. Entre as crianças de 9 a 10 anos, 68% disseram ter perfis em redes sociais.
“Importante destacar as oportunidades de aprendizado e entretenimento e acesso a direitos fundamentais dessa presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, mas também os riscos de exploração, exposição e acesso a conteúdos ina propriados”, diz Maria Mello, coorden…
TexTo 1

TexTo 2
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vive apenas com seus filhos, é formada por mulheres negras, com baixa escolaridade, e está no Norte e Nordeste do país.
Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, não tem uma rede de ap…
Texto 1
Cada vez mais, empresas e fábricas implantam tecnologias acionadas por algoritmos inteligentes e que trabalham lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial (IA) no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da Inteligência Artificial tem potencial para adicionar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.
De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos, mas o que muitas pessoas não veem é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com Inteligência Artificial resolve problemas cotidianos mais recorrentes, principalmente, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais…



