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Q341034 | Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CEF - Caixa Econômica Federal
Cargo: Engenheiro de Segurança do Trabalho
Padrão de resposta35 linhas Resolução de Aluno +90%

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Os bancários enfrentam uma gama de riscos laborais que vão além da segurança patrimonial. O ambiente de trabalho em um banco pode ser estressante devido a vários fatores, como pressão por metas, demandas excessivas de clientes, carga de trabalho elevada e possíveis conflitos interpessoais. Esse estresse ocupacional pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e outros distúrbios psicossociais entre os funcionários.

Em função, por exemplo, dessa carga de trabalho, com pressões e movimentos repetitivos, entre os principais riscos existentes em instituições financeiras estão os ergonômicos, relacionados, entre outros fatores relevantes, às longas horas de trabalho sentados em frente ao computador e outras peculiaridades desse risco.

Dentro desse cenário, a diretoria de recursos humanos de um grande banco nacional, com filiais espalhadas pela maioria das cidades brasileiras, demonstra preocupação com a integridade física e o bem-estar de seus funcionários.

Diante disso, opta por iniciar uma campanha voltada à mitigação dos riscos ergonômicos. Como etapa inicial, convoca a equipe de segurança do trabalho para apresentar a avaliação das situações de trabalho elaborada nessa empresa de grande porte.

Redija, COM LETRA LEGÍVEL, um texto dissertativo contínuo detalhando como deve ser feita a avaliação das situações de trabalho, para mitigação de agentes de riscos ergonômicos nesse banco, de acordo com as diretrizes da NR 17, e abordando fundamentadamente os seguintes aspectos:

• o modo como deve ser feita a avaliação ergonômica preliminar, conforme o item 17.3 (Avaliação das situações de trabalho) dessa NR;

• três das condições, preconizadas no item 17.3 dessa NR, em função das quais a organização deve elaborar a Análise Ergonômica do Trabalho;

• quatro das etapas, preconizadas no item 17.3 dessa NR, que a Análise Ergonômica do Trabalho deve abordar relativamente às condições de trabalho.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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