Um jornal local no interior de Minas Gerais publicou uma matéria em que denuncia o aumento do número de trabalhadores adoecidos por silicose na região:
Trabalhadores das minas de extração e beneficiamento de quartzito da nossa região estão adoecendo e morrendo por uma doença grave relacionada com a inalação de poeira mineral das minas.
A partir da denúncia na imprensa, o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um procedimento administrativo, visando à elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Diante dessa situação, os gestores estadual e municipal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) demandaram aos técnicos da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) a elaboração de diretrizes para o subsídio das ações para o monitoramento dessa questão de saúde.
A equipe técnica analisou a aplicação da matriz de Corvalán, que é um modelo proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na perspectiva da vigilância em saúde do trabalhador, adaptado à estrutura de pressão-situação-resposta. Esse modelo permite aos gestores uma boa visão das causas macro, onde se inicia o processo produtivo e/ou o processo de trabalho, até os efeitos no indivíduo. Diante dessa situação, foi construída, em consenso com os trabalhadores, uma matriz de Corvalán para o caso, abordando as cinco categorias de análise que a compõem: Força Motriz, Pressão, Situação ou Estado, Exposição e Efeito.
Considere-se como sendo um desses técnicos da VISAT, que foi convocado para apresentar aos gestores a matriz de Corvalán aplicada ao caso. Para isso, redija, COM LETRA LEGÍVEL, um texto dissertativo contínuo no qual
• defina cada categoria de análise da matriz de Corvalán;
• identifique, para esse caso, o fator que representa cada uma das categorias de análise;
• identifique, a partir dessa análise, as demandas surgidas e, das estratégias para subsidiar o MPT na elaboração do TAC, apresente quatro ações concretas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um gerente de recursos humanos de uma empresa, com 62 anos de idade e diagnóstico de diabetes tipo 2, em tratamento irregular, com controle glicêmico e de peso inadequado (IMC de 37,9 kg/m2), apresentava ainda como comorbidades hipercolesterolemia mista e hipertensão arterial moderada. Como não compareceu ao trabalho nos últimos cinco dias, o serviço médico da empresa organizou uma visita domiciliar. Ao chegar à sua residência, o serviço verificou que o paciente estava com febre (38,8º C), taquipneico, torporoso, extremamente desidratado, hipotenso e taquicárdico. A esposa disse que ele estava com febre e tosse contínua nos últimos dias e tomou, por automedicação, uma injeção de dexametasona…



