Inconformado com a ausência de juiz titular na Comarca de AAA/CE um cidadão resolve intentar Pedido de Providências, com pedido de liminar, em desfavor do Tribunal de Justiça do Ceará e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará, objetivando a nomeação de magistrado para a 5º Vara Cível da Comarca de AAA, na tentativa de acelerar a tramitação dos processos de seu interesse. O expediente alega que o mencionado juízo apresenta ritmo de trabalho excessivamente moroso, no qual se leva prazo desproporcional, em média 65 (sessenta e cinco) dias, para as medidas de impulsionamento e decisão dos respectivos processos. Ao final é requerido:
“(…) em observância aos ARTIGOS 1º, 5º, LXXVIII DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, na forma dos ARTIGOS 4º, 6º 226/228 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, em conformidade com ARTIGOS 78, 98 E 101 DO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, que seja DEFERIDA a preliminar arguida para DETERMINAR AOS REQUERIDOS A IMEDIATA NOMEAÇÃO DE JUIZ TITULAR PARA A 5º Vara Cível da Comarca de AAA/CE, sem juiz titular desde 2018.”
Com base na situação narrada, bem como a jurisprudência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), redija uma minuta de decisão [valor: 9,00 pontos] para o caso acima narrado, aborde os seguintes aspectos:
1) Assiste razão ao requerente no referido Pedido de Providências? [valor: 15,00 pontos]
2) O Pedido de Providências poderia ser alterado para Representação por Excesso de Prazo (REP)? Segundo a jurisprudência do CNJ, qual o prazo considerado razoável para a prática de atos jurisdicionais? É possível o arquivamento sumário na situação em questão? [valor: 14,00 pontos]
OBS: Dispense o relatório em seu texto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sofia, de cinco anos de idade, vivia com seus pais, Paulo e Carol, em um vilarejo conhecido pelo movimento do tráfico de drogas. Os pais de Sofia são usuários de drogas e constantemente a expunham a situações de risco, em razão da drogadição. Um dia, sob efeito de drogas e atormentada, Carol abandonou Sofia em frente a uma instituição de acolhimento local. A instituição acolheu a criança, mesmo sem determinação judicial, e procedeu imediatamente à comunicação do fato ao juízo da infância e da juventude da respectiva comarca.
Considerando a situação hipotética apresentada, discorra sobre as próximas medidas que devem ser tomadas pela autoridade judiciária, pela instituição de acolhimento e pe…
O Ministério Público Federal apresentou Reclamação Disciplinar na qual imputa ao requerido, FULANO DE TAL, Juiz Federal Titular da 72ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado XX, condutas ilícitas relacionadas a suposta participação oculta do magistrado em diversas sociedades comerciais, por intermédio de sua atual companheira, CICLANA DE TAL, além de conduta em tese configurada como crime lavagem de capitais.
As condutas mencionadas teriam sido objeto de conhecimento por parte do MPF no ano de 2014 e as medidas objetivando a punição foram tomadas agora em 2024. No expediente que registra as supostas infrações são descritas uma série de irregularidades supostamente cometidas pelo magistr…
A Associação do Movimento Negro de Salvador, legalmente constituída em 2001, buscou o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), alegando, mediante a apresentação de diversas notícias veiculadas na imprensa e nas redes sociais, que a Universidade Estadual do Norte da Bahia (UNENBA), pessoa jurídica de direito público com natureza jurídica de autarquia estadual, não estava cumprindo com as obrigações da política de cotas raciais em concursos públicos para docentes estabelecida pela Lei estadual n.º 13.182/2014 (Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia), especialmente por não observar o mínimo legal para reserva de vagas e não estabelecer mecanis…



