Carlos, residente em uma pequena cidade do interior, deseja regularizar a posse de um imóvel que ocupa há mais de 15 anos. O imóvel é uma pequena chácara onde ele vive com sua família e realiza atividades agrícolas. Carlos sempre manteve o imóvel em boas condições, pagou os impostos e taxas devidos e nunca teve sua posse contestada formalmente por terceiros. Decidido a regularizar a propriedade, Carlos vai ao cartório de registro de imóveis para iniciar o processo de usucapião extrajudicial. Ao analisar que não se trata de um procedimento judicial, ele compareceu diretamente, sem a presença de seu advogado.
Ao chegar ao cartório, Carlos é atendido por um oficial que lhe explica os procedimentos necessários. Durante a conversa, foi informado por um funcionário que diante da ausência justificada da anuência de alguns dos confrontantes, seria necessária a apresentação de procedimento de suscitação de dúvida, para que a questão fosse resolvida ali mesmo no âmbito do cartório.
Considerando as informações acima, redija um texto dissertativo respondendo às seguintes questões:
- Quais os documentos exigíveis pelo cartório para a solicitação da usucapião extrajudicial? É possível Carlos realizar o procedimento de usucapião extrajudicial sem a presença de um advogado? [valor: 10,00 pontos]
- Está correto o procedimento informado pelo funcionário do cartório? [valor: 9,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a seguinte situação hipotética:
No curso de processo de execução contra sociedade limitada, o juiz, atendendo a pedido do exequente, determinou a penhora de parte do estabelecimento industrial da executada.
Nessa situação hipotética, a decisão do juiz encontra amparo em entendimento do Superior Tribunal de Justiça? Justifique sua resposta.
Em determinada ação judicial, a fazenda pública alega que um novo precedente judicial vinculante do STF, proferido em sede de controle de constitucionalidade, faria cessar os efeitos prospectivos da coisa julgada formada em determinado processo individual, transitado em julgado, que tratou de relação jurídica tributária de trato sucessivo, com desfecho favorável à empresa Alfa S.A. Segundo a fazenda pública defende, a coisa julgada formada naquele processo individual, em que se reconheceu como indevida a cobrança de determinado tributo federal por violação à Constituição Federal de 1988, não poderia prevalecer quanto aos efeitos futuros em relação tributária de trato sucessivo, considerada a…
Redija um texto dissertativo, devidamente fundamentado na jurisprudência do STJ, em resposta aos seguintes questionamentos.
1 – É cabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios em exceção de pré-executividade acolhida para extinguir a execução fiscal, ante o reconhecimento da prescrição intercorrente? Quais princípios fundamentam o entendimento do STJ acerca desse assunto? [valor: 22,60 pontos]
2 – Na hipótese de ocorrer o protesto cambiário e, posteriormente, ser proposta ação declaratória de inexigibilidade do mesmo débito objeto do protesto na qual se faça a citação processual, como se configurará a causa interruptiva da prescrição? [valor: 23,00 pontos]



