“Reabilitação não é sinônimo de recuperação, se por esta compreendermos o retorno do indivíduo ao estado anterior ao da lesão ou doença. Tampouco é sinônimo de tratamento, visto que tratamento é algo que fazemos às pessoas ou damos a elas, como quando administramos medicamentos ou fazemos cirurgia. A reabilitação é um processo interativo bidirecional pelo qual os sobreviventes de lesões cerebrais trabalham em conjunto com a equipe profissional…”
Wilson, 2020.
O texto citado apresenta alterações históricas importantes no conceito de reabilitação. Em um texto dissertativo, exponha pelo menos quatro aspectos históricos que se relacionam com a evolução desse conceito para a reabilitação neuropsicológica.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O que caracteriza a formação do(a) psicólogo(a) social no Brasil? Aponte qualidades e pontos críticos e possíveis soluções. Redija um texto dissertativo-argumentativo.
O estudo dos fatores psicossociais do trabalho (FPT) tem como foco tradicional a análise de riscos e da vulnerabilidade dos profissionais no contexto laboral, visando à elaboração de intervenções primárias, secundárias ou terciárias que estejam baseadas em evidências científicas. Segundo Vasquez e Hutz (2020), na saúde do trabalhador e na saúde ocupacional, há duas linhas tradicionais de análise dos fatores psicossociais do trabalho: a patogênese e a salutogênese. Em um texto dissertativo-argumentativo, explique detalhadamente as duas abordagens, salientando suas diferenças e explicando se é possível tais diferentes perspectivas coexistirem no campo da saúde aplicada ao trabalho e às organiz…
A respeito da Psicopedagogia Institucional, vale dizer que já existem experiências de atuação psicopedagógicas em empresas, hospitais, creches e organizações assistenciais […]. Podemos dizer que nosso sujeito é a instituição, com sua complexa rede de relações.
BOSSA, 2011, p. 139.
Conforme visto na citação, o trabalho psicopedagógico institucional tem ampliado sua atuação para diversos contextos. Assim sendo, sobre a Psicopedagogia Institucional, disserte:
a) caracterizando o trabalho preventivo do psicopedagogo institucional a partir de uma situação específica: implantação de programas e sistemas avaliativos na escola.
b) apresentando duas ações possíveis do psicopedagogo no contexto …




