Em novembro de 2021, o brasileiro Tulio de Oliveira reportou ao mundo o surgimento de uma nova variante do Sars-CoV-2, sequenciada por ele e sua equipe na Universidade KwaZulu-Natal, na África do Sul. A nova cepa, batizada de ômicron pela Organização Mundial de Saúde (OMS), logo se tornaria dominante no planeta. Em pouco mais de dois anos de pandemia, não foi raro ver brasileiros participando de pesquisas, ajudando a desenvolver vacinas contra a covid-19 ou integrando a linha de frente do combate ao vírus em outros países. Cada um tem seus motivos para o exílio. Eles integram uma legião cada vez maior de brasileiros das mais diversas áreas que brilham longe da terra natal. Não é uma tendência nova, mas ela se acentuou nos últimos anos. O mundo acadêmico já se refere à fuga de cérebros como uma diáspora. Há de 2 mil a 3 mil pesquisadores brasileiros trabalhando no exterior. Trata-se de mão de obra altamente qualificada (resultante de altos investimentos em educação) que parte em busca de melhores oportunidades, condições de trabalho e reconhecimento. O futuro do País está tomando o caminho do aeroporto.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Internet: <http://portal.sbpcnet.org.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Fuga de cérebros: a perda de capital intelectual brasileiro
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) o investimento em ciência e tecnologia no Brasil e no exterior;
b) o perfil dos profissionais que buscam oportunidades fora do País; e
c) consequências da fuga de cérebros para o desenvolvimento do Brasil.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Combater a extrema desigualdade no mundo é uma medida necessária e cada vez mais defendida por economistas e especialistas de diferentes perspectivas ideológicas. É fácil compreender a defesa dos estudiosos ao se deparar com dados da disparidade: enquanto o 1% mais rico do mundo acumula mais que o dobro da riqueza de 92% da população, quase metade das pessoas no Planeta sobrevive com menos de cinco dólares e meio por dia. Os dados são da Oxfam, organização internacional de combate à pobreza e à injustiça social, publicados em 2020.
Internet: <revistadarcy.unb.br> (com adaptações).
Uma pesquisa do Instituto Atlas‑Intel e veiculada em artigo da revista Piauí, de fevereiro de 2024, detalh…
A Lei nº 12.587/2012 institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que é um instrumento da política de desenvolvimento urbano de que tratam o inciso XX do art. 21 e o art. 182 da Constituição Federal de 1988, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Mobilidade urbana no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) definição de mobilidade urbana;
b) princípios, diretrizes e objetivos da Política Naci…
É necessário reforçar que o gênero, determinado pelos cromossomos em nossa genética, não é um parâmetro para definir nossos direitos e deveres nas relações sociais. No Brasil, a desigualdade de gênero tem consequências graves em nossas relações sociais, pois ainda é usada como justificativa para a violência e, assim, reforçam-se a falta de representatividade nos espaços e as diferenças salariais.
Internet: <www.oxfam.org.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Os efeitos da desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes …



