Leia os textos a seguir para responder à questão:
Texto I
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS
Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:
I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]
CAPÍTULO X
DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA E ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Art. 33 […]
§ 1° O estágio profissional é desenvolvido em ambiente real de trabalho, assumido como ato educativo e supervisionado pela instituição de ensino, em regime de parceria com organizações do mundo do trabalho, objetivando efetiva preparação do estudante para o trabalho.
Resolução CNE/CP n° 1, de 5 de janeiro de 2021. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação profissional e Tecnológica. Disponível em: https://observatorioept.org.br/sobre-ept/legislacao Acesso em: 19 Ago2023.
Texto II
Na sociedade de mobilidade crescente […], o contato com estranhos/estrangeiros/desconhecidos aumenta velozmente, alterando instituições basilares da sociedade como casa, vizinhança, família, trabalho. A garantia de ser bem recebido em todos os lugares para onde vamos torna-se uma necessidade. […] Crescem as reivindicações por uma hospitalidade mais carregada de calor humano.
Camargo, L. O. L. As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v.15 n.2. 2021. Disponível em: https://rbtur.org.br/article/view/2112. Acesso em: 03 Set
A partir dos textos lidos, respondo o que se segue:
A) Identifique as oportunidades, vivenciadas pelos alunos em suas práticas profissionais e em seus estágios supervisionados, que podem contribuir em sua formação e explique de que forma o professor pode orienta-los durante essas atividades.
B) Admita que os encontros educacionais também são cenas de hospitalidade. Explique o conceito da hospitalidade e como ele se aplica à relação professor-aluno durante o processo formativo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A escola fundada nos “programas de lições previamente traçadas” e no regime do “aprende ou serás castigado” ignorava, antes do mais, a complexidade do ato educativo e tudo que podia realmente conseguir eram crianças hábeis no jogo da dissimulação, que procuravam cumprir – para evitar a pena ou ganhar o prêmio –, com o mínimo de responsabilidade voluntária, a tarefa obrigatória que lhes marcavam os mestres.
Passar daí para o domínio de uma escola onde não se faz senão o que der na veneta, onde tudo seja prazer no sentido pejorativo e flácido desse termo, seria substituir o regime do compulsório, desagradável e deseducativo da escola tradicional pelo regime do caprichos…
Os problemas escolares atuais, elencados pelos estudos especializados, são muito numerosos: falta de comunicação eficiente com os pais, problemas de relacionamento causados pelo uso indiscriminado do WhatsApp, falta de informações necessárias sobre a vida escolar dos alunos e a falta de engajamento dos pais, além da impossibilidade de conter a violência social que é trazida para o relacionamento dentro da sala de aula.
Em setembro de 2023, determinado deputado distrital apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa (AL), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos.
Fato 1: atualmente, a AL extrapolou o limite alerta de 90% da despesa total com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por estar calculando, de forma irregular, a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do seu cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a AL deixou de remeter e não tornou disponíveis ao TCE, para fins de registro, os atos de admissão e de ap…



