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Q328064 | Pedagogia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEE MG - Secretaria de Educação de Minas Gerais
Cargo: Analista

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Uma das queixas mais recorrentes dos professores é a indisciplina dos estudantes, tanto quanto ao procedimento no ambiente do ensino quanto à própria organização de suas atividades. O que podem fazer o governo, as famílias e a escola para a redução desse problema?

Redija um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, sobre o tema, dando especial atenção aos argumentos apresentados em defesa das ideias expostas.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaFGV

Em setembro de 2023, determinado deputado distrital apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa (AL), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos.

Fato 1: atualmente, a AL extrapolou o limite alerta de 90% da despesa total com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por estar calculando, de forma irregular, a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do seu cômputo o imposto de renda retido na fonte.

Fato 2: a AL deixou de remeter e não tornou disponíveis ao TCE, para fins de registro, os atos de admissão e de ap…

Leia os textos a seguir para responder à questão:

Texto I

CAPÍTULO II

DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS

Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:

I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]

CAPÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:

I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]

CAPÍTULO X

DA PRÁTICA PROFISSIO…

A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?

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